O FONACATE - Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado, reúne 32 entidades das carreias de Estado e dentre elas está a ANPPREV, admitida no Fórum no início da atual gestão, em 5/19.
São entidades que representam carreiras imprescindíveis ao Estado brasileiro, pois ligadas às áreas da advocacia pública, assistência e segurança jurídica, segurança pública, fiscalização e regulação do mercado, fiscalização agrária e agropecuária, ministério público, diplomacia, legislativo, arrecadação e tributação, proteção ao trabalhador e à saúde pública, inteligência de Estado, formulação e implementação de políticas públicas, comércio exterior, prevenção e combate à corrupção.
Com seu trabalho o FONACATE já evitou prejuízos irreversíveis ao funcionalismo público e à sociedade, como, recentemente, a aprovação do regime de capitalização na reforma da previdência.
Também pelo seu trabalho é que em 2019 foi relançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público que, reunindo 235 deputados, mais da metade da Câmara, nos tem ajudado nas mobilizações e ações parlamentares em defesa do serviço público e a travar projetos de governo que o terceirizam e desmontam o Estado.
E é em razão deste trabalho, já há vários meses voltado a evitar que a reforma administrativa seja sinônimo de desmonte do serviço público e de colapso na prestação de serviços essenciais à sociedade, que a apresentação da reforma planejada por Paulo Guedes tem sido postergada e vem enfrentando recuos no seu texto desde o ano passado.
Para percepção da dimensão e relevância do trabalho do FONACATE reúno abaixo as mais recentes notícias da sua atuação.
http://fonacate.org.br/v2/noticia/fonacate-alerta-para-os-prejuizos-da-pec-186-2019/
http://fonacate.org.br/v2/noticia/artigo-assedio-institucional-no-setor-publico-brasileiro/