Marc Fazer login
Notícia
CLIPPING

Advogado-Geral destaca atuação da AGU no processo de modernização do país


José Levi Mello do Amaral Júnior lembrou que o SUPER.BR nasceu do Sapiens
  27/11/2020



Agência Brasil

 

O Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, participou, nesta quinta-feira (26), da cerimônia de entrega das primeiras fases dos projetos Codex e SUPER.BR, no Palácio do Planalto, em Brasília. As duas plataformas marcam mais uma etapa do processo de modernização do Estado brasileiro.

O Codex pretende disponibilizar em um só local, todas as normas federais atualizadas, facilitando o acesso a cidadãos e ao poder público.

Já a proposta do Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede (SUPER.BR), que utiliza inteligência artificial, será a de conectar todos os órgãos da administração pública e integrar o país. A plataforma, além de garantir a segurança da informação, oferece ferramentas que permitem a mensuração de produtividade, triagem, notificação de resposta, criação de etiquetas e módulos.

Em sua fala, José Levi Mello do Amaral Júnior destacou que “o Super.BR nasceu do Sapiens” - um sistema de inteligência artificial, criado pela AGU, que ajuda a gerir processos na instituição, desde 2012.

O Advogado-Geral lembrou que o sistema possui 100 mil usuários e está com mais de um bilhão de documentos em sua base de dados, recebendo mais de 500 mil documentos por dia.

“É um sistema maduro. Ele tem 100 mil usuários, 20 mil internos e 80 mil externos. Não está verde. Ele já tem um caminho de amadurecimento muito grande. E isso mostra a maturidade desse mecanismo e a nossa AGU está formando uma comunidade de desenvolvimento na Advocacia Pública, envolvendo 20 procuradorias estaduais e 15 Procuradorias Municipais. É uma realidade exitosa”, conta José Levi Mello do Amaral Júnior.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, enfatizou que o SUPER.BR nasceu do aprimoramento de várias ferramentas, principalmente do Sapiens, da AGU.

“A partir de um sistema que eles já tinham, mais denso, o Sapiens, nós agregamos a funcionalidade de vários sistemas que estavam em uso na Presidência. E tenho certeza que isso vai proporcionar economia de meios, tempo e um melhor serviço prestado”, ressalta Jorge Oliveira.

Durante o evento, o Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, assinaram o memorando de entendimento sobre o projeto SUPER.BR.

O Advogado-Geral prestou homenagens ao ministro da Secretaria-Geral. Segundo José Levi, Jorge Oliveira faz as suas últimas entregas de uma gestão muito exitosa à frente da Secretaria-Geral da Presidência da República.

“São vários resultados palpáveis e concretos, a bem da segurança jurídica, da transparência e da leveza, sempre em favor do cidadão. A sua maior entrega foi, é e continuará sendo o seu caráter, a sua personalidade reta, correta, serena, a sua disposição e destreza para dialogar, ensinar, explicar, ouvir, compor, harmonizar e pacificar. São qualidades que tão bem servem ao nosso país e assim continuarão a servi-lo”, disse o Advogado-Geral.

 





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto