Marc Fazer login
Notícia
1º DE OUTUBRO

Dia Internacional do Idoso é celebrado nesta sexta


Data busca alertar sobre a necessidade de políticas públicas para a população idosa
  01/10/2021



Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o envelhecimento e sobre a importância da proteção e do cuidado com os idosos.

A população idosa está em franco crescimento no país. Segundo o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), 10,53% da população brasileira tem mais de 65 anos.

Contudo, o envelhecimento continua a ser estereotipado e muitos idosos ainda sofrem com a dificuldade de inclusão. Em 1º de outubro de 2003, foi editado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741) prevendo que sejam garantidas oportunidades e facilidades para a preservação de saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

"É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária" destaca o art. 3º da Lei.

Esta data é uma oportunidade para enfatizar a necessidade de políticas públicas que garantam qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

A ANPPREV parabeniza a todos os idosos que fazem parte da associação e se compromete atuar sempre na defesa de seus direitos.





    

© ANPPREV 2021 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto