Marc Fazer login
Notícia
REFORMA ADMINISTRATIVA

Parecer da PEC 32/2020 deve ser votado nesta semana


Representações do serviço público consideram que substitutivo do deputado Arthur Maia (DEM-BA) ainda tem muito a melhorar
  13/09/2021



A Comissão Especial da Câmara dos Deputados deve votar nesta semana o parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), referente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 - reforma administrativa. Foram marcadas três reuniões do colegiado para debate a apreciação do substitutivo, a começar por esta terça-feira, 14 de setembro. 

As representações do serviço público entendem que houve avanços no texto do relator, como a manutenção da estabilidade e a supressão do vínculo de experiência e da criação dos cargos de liderança. Todavia, há pontos considerados graves, sobre os quais o trabalho na Comissão Especial está focado, como a demissão de servidor por obsolescência de cargo, as regras de contratação temporária e as terceirizações.

Em entrevista ao portal O Dia, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado Professor Israel Batista (PV-DF), observou que as contratações temporárias, por exemplo, devem ter um limite percentual estabelecido, de modo a evitar prejuízos ao serviço público. "Queremos evitar brechas de o concurso se tornar exceção na administração pública e o processo seletivo simplificado (com contratos por 10 anos) passar a ser o modelo usado", afirmou. Ainda segundo o parlamentar, devem ser estabelecidos critérios de contratação com a finalidade de substituir licenças e não de repor quadros.

Outro ponto que o presidente da Servir Brasil tem debatido com os colegas de colegiado é a ampliação das terceirizações, considerada extremamente flexibilizada no substitutivo. "Está se abrindo espaço exagerado para essa terceirização. A gente entende que isso pode existir, mas a gente percebe que o texto está sendo muito frouxo nesse sentido", enfatizou.

Amanhã, 14, as entidades do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), dentre elas a ANPPREV, se reúnem para debater os próximos passos em relação à reforma administrativa.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto