Marc Fazer login
Notícia

ANPPREV PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

  03/09/2019



Na tarde desta terça-feira (3), a ANPPREV, representada pela presidente da Associação Thelma Goulart e pela Diretora de Eventos e Cultura, Vera Sarmet, esteve presente ao lado de representantes de outras entidades como a ANAFE, SINDILEGIS, FONACATE, SINDIFISCO e ADPF no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF) está atuando na coordenação da Frente Parlamentar e conta com o apoio de várias entidades associativas e sindicais, como o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV é integrante.

  

O objetivo central da Frente é fortalecer a comunicação com o Governo Federal e buscar alternativas para tentar minimizar as medidas de austeridade que vem se instalando no serviço público. Até o momento, mais de 200 deputados estão participando da composição da Frente, além de 6 Senadores, representantes de 23 partidos e várias entidades representativas de carreiras públicas. De acordo com o Deputado Professor Israel, a Frente estará sempre presente em reuniões, propondo agenda legislativa e elaborando sugestões.

  

A Frente tem entre as suas finalidades, descritas no Art. 2º de seu estatuto, promover debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes ao exame da política de desenvolvimento do serviço público, bem como, procurar, de modo contínuo, o aperfeiçoamento da legislação referente ao serviço público, influindo no processo legislativo a partir das comissões temáticas nas duas Casas do Congresso Nacional.

Em seu discurso o professor Israel Batista frisou, além de outras questões relacionadas ao servidor público, a vinculação do desempenho com a estabilidade e comentou: “Um ataque a estabilidade do servidor público. Por que temos estabilidade? A sociedade precisa saber. Porque somos a memória do Estado. Porque somos os que mantém as políticas que não são dos Governos de plantão, mas são políticas do Brasil. Porque não podemos ser perseguidos politicamente no exercício de nossas funções.”

O professor Israel também alertou sobre a importância das discussões e debates acerca do serviço público e sobre a inclusão dos próprios servidores nestes diálogos.

Além do coordenador da Frente Parlamentar, outros parlamentares também discursaram no lançamento como a Deputada Érika Kokay (PT-DF), o Deputado Alessandro Molon (PSB – RJ), o Deputado Luis Miranda (DEM – DF) e o Deputado Paulo Pimenta (PT – RS). Em seu discurso, Paulo Pimenta afirmou que “em nenhum outro momento a defesa do serviço público, dos seus servidores e das suas servidoras estivesse tão “linkado” com a ideia de soberania, com a ideia de futuro, com a ideia de dignidade, com a ideia de justiça social”, e continuou sua fala alertando “a palavra de ordem é esta: resistência, organização e luta.”

    

A ANPPREV seguirá acompanhando os trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público para que os temas que envolvem os servidores públicos sejam tratados de forma ética e em conformidade com a nossa Carta Magna, de maneira a proteger os direitos e serviços essenciais prestados à sociedade.

   

“No serviço público não entra no jogo a relação capital-trabalho, mas a relação serviço público-sociedade que dispõe de direitos fundamentais como saúde, educação e segurança, que devem ser prestados com eficiência, continuidade, segurança, regularidade, atualidade, generalidade e universalidade. Serviço público reduzido significa o prejuízo de tudo isso e o não cumprimento, pelo Estado, da sua obrigação constitucional de atender às necessidades da sociedade”, esclareceu a presidente Thelma Goulart.

    

Confira trechos dos discursos dos deputados: Professor Israel Batista, Érika Kokay e Paulo Pimenta.

 

SERVIDORES PÚBLICOS PARTICIPAM DE ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Ainda no início desta terça-feira, no gramado da Esplanada dos Ministérios, aconteceu um ato de servidores públicos contra a PEC 6/2019, que versa sobre a Reforma da Previdência.

Para concretizar o ato, foi montado um grande monumento com a palavra “Aposentadoria” com o Congresso Nacional de plano de fundo. Vários servidores públicos lançaram mão de martelos e estilhaçaram o monumento, deixando somente as letras que formam a palavra “DOR” intactas.

O presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, concedeu entrevista a Globo News e esclareceu os motivos do ato que foi “mostrar de forma simbólica o que está acontecendo dentro do Congresso Nacional. Estão destruindo o mais importante mecanismo de proteção social do Brasil”, afirmou.

Após o ato, os servidores recolheram os pedaços que sobraram do letreiro e deixaram a mensagem de alerta a todos os parlamentares que estão apreciando a Reforma da Previdência no Congresso Nacional.

Clique abaixo para assistir os vídeos. 

Vídeo 1.

Vídeo 2.

Fonte: Globo News e Fonacate





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto