Marc Fazer login
Notícia

Adams fortalece Conselho Superior e diz que debate sobre nova Lei Orgânica inclui exclusividade de advogados públicos em ministérios




O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, estendeu o poder de atuação do Conselho Superior da AGU ao publicar, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.643, de 19 de novembro de 2009. O Conselho terá, a partir de agora, função de órgão consultivo e contará com mais membros.

"É importante que assuntos de alta relevância relacionados à gestão, ao planejamento estratégico e à atuação jurídica da AGU e de seus órgãos vinculados sejam submetidos ao Conselho", disse o ministro.

Adams também afirmou que a exclusividade de advogados públicos nas consultorias jurídicas em ministérios será um dos assuntos debatidos na próxima reunião do Conselho, por ocasião da elaboração da nova Lei Orgânica da AGU.

Segundo a advogada da União e conselheira Lisian e Ferrazo Ribeiro, que atua na Procuradoria Regional da União da 4ª Região, a discussão de temas relevantes entre todos os membros do Conselho é uma forma de subsidiar as decisões e torná-las mais seguras.

O Conselho, previsto na LC73/93, é composto por advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional com funções propositivas e deliberativas (sobretudo relativas a remoção, concurso de ingresso e promoção). Os novos membros terão atuação consultiva, com poder de voz e voto. São eles: o Procurador-Geral Federal; o Procurador-Geral do Banco Central do Brasil; a Secretária-Geral de Contencioso; o Secretário-Geral de Consultoria; e representantes das carreiras de procurador federal e procurador do Banco Central do Brasil.

"Esse ato representa uma maior aproximação da Procuradoria Geral do Banco Central com a AGU. Estamos em vias ter uma alteração na Lei Orgânica da AGU e é fundamental a nossa participação para que venha uma regulamentação o melhor possível para todos", disse o procurador do Banco Central Marcelo Mascarenhas, que substituiu o Procurador-Geral do BC, Francisco José de Siqueira.


Comissão Técnica

Na reunião ocorrida nesta segunda-feira (23/11), foi aprovada a minuta de portaria que cria a Comissão Técnica na estrutura organizacional do Conselho Superior (CTCS) da AGU. Entre as atribuições da Comissão, estão: manifestar-se previamente sobre as matérias de competência do colegiado; organizar a pauta consultiva e administrativa do Conselho Superior; e propor alteração na resolução sobre concurso e promoção de membros da AGU e de ingresso na instituição.

As reuniões ordinárias do Conselho ocorrem uma vez por mês. As extraordinárias são convocadas oportunamente e podem passar a ser realizadas por via eletrônica, segundo sugestão do próprio ministro Adams.

Data da publicação: 23/11/2009

Fonte/Autor: AGU.




15/04/2024   Notícia
CONVÊNIO   
Associados(as) à ANPPREV têm 50% de desconto na matrícula da Pós-Graduação em Direito e Processo Previdenciário
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Senador Alan Rick recebe homenagem e discute pleitos de interesse dos advogados públicos federais
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto