A ANPPREV é uma entidade filiada:
ANPPREV

Notícia
Servidores públicos

AGU impede expedição de mandado de prisão contra Procuradora Federal


AGU impede expedição de mandado de prisão contra Procuradora Federal

Data da publicação: 29/12/2009

A Advocacia-Geral da União, por meio da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), conseguiu, na Justiça, impedir a expedição de mandado de prisão contra a Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS em Fortaleza (CE), Maria Vilma Barros.

O Juiz Federal da 13ª Vara da Seção Judiciária do Ceará determinou que a Procuradora Federal fornecesse cópia de processo administrativo no qual houve indeferimento de benefício previdenciário, fixando-lhe o prazo de cinco dias. Determinou, ainda, que, caso isso não acontecesse, fosse expedido à Polícia Federal o mandado de prisão em face da Procuradora.

Em defesa da procuradora, a PRF5 impetrou Habeas Corpus preventivo, com pedido de liminar, argumentando que a ordem dada pelo Juiz era estranha à função da representante da AGU. Os procuradores sustentaram que, no caso, a não apresentação dos autos administrativos não constituía crime, além de ser um fato de pequeno potencial ofensivo, sendo impossível e incabível a prisão da Procuradora Federal.

O êxito na atuação decorreu da atuação articulada entre a Procuradoria Federal no Estado do Ceará, a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, a Divisão de Defesa das Prerrogativas da Carreira e Divulgação Institucional da Procuradoria-Geral Federal e a Procuradoria Regional Federal da 5ª Região. Atendendo aos argumentos apresentados, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), concedeu a liminar de habeas corpus e determinou a expedição de salvo-conduto em favor da Procuradora-Chefe, garantindo, assim, a sua liberdade.

Em relação ao fato, a Procuradoria-Geral Federal, por meio de sua Divisão de Defesa de Prerrogativas da Carreira da AGU, adotará as medidas cabíveis perante órgãos competentes como a Corregedoria do TRF5 e Conselho Nacional de Justiça.

As Procuradorias citadas são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

Ref.: Habeas Corpus n.º 3808/CE TRF-5ª Região

Rafael Braga

 

Fonte/Autor: AGU.


Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado       Privacidade


A experiência que faz a diferença.
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
1339