Marc Fazer login
Notícia
Medidor de popularidade

AGU tem mais presença na imprensa do que o STJ




Medidor de popularidade

AGU tem mais presença na imprensa do que o STJ

Por Marcos de Vasconcellos

Só o Supremo Tribunal Federal foi mais citado na imprensa que a Advocacia-Geral da União em 2011. A conclusão pode ser tirada a partir do levantamento encomendado pela AGU, que contabiliza e compara citações a órgãos ligados ao Judiciário em jornais, revistas, agências de notícias e sites. O Supremo teve 17.181 citações, enquanto a AGU foi citada em 8.023 notícias. Logo depois estão o Ministério Público Federal (5.062 citações) e o STJ (4.920 citações).

Os assuntos com mais repercussão que tiveram o envolvimento da AGU foram o caso da extradição de Cesare Battisti e a construção da usina Belo Monte. Apesar do envolvimento em assuntos polêmicos, as reportagens que o citaram, em sua grande maioria, optaram por uma abordagem neutra em relação ao órgão. Em outubro, por exemplo, mês em que o órgão foi mais citado por jornais, com 792 registros, nenhuma matéria com enfoque negativo nem positivo foi publicada.

O mês recordista em enfoques positivos sobre o órgão foi julho, com 60 citações. Três meses antes, em abril, a AGU registrou recorde de citações negativas, com a marca de 16. Quando entram também na conta as citações desfavoráveis, o número aumenta para 24.

O relatório elaborado pela empresa Armazém Digital Comunicação e Informação a pedido do órgão também destaca os assuntos que geraram mais citações na mídia. O principal assunto do mês de dezembro foi "A Restrição de Poderes CNJ", com 146 citações à AGU em reportagens de jornais estaduais e outras 73 em sites jurídicos, noticiosos, agências de notícias e portais.

Outro documento, um balanço feito pela Assessoria de Comunicação da AGU, destaca a presença do órgão nas redes sociais. "No Twitter, temos quase 23 mil seguidores, que acessaram nossas informações mais de 700 mil vezes desde o ingresso da AGU no microblog. O perfil no Facebook não comportou tantos 'amigos' e foi necessária a criação de uma página de fãs", diz o documento.

Apesar de ter registrado 22.955 seguidores em dezembro de 2011 (hoje, são 24.180), o perfil no Twitter tem menos sucesso do que as contas de outros órgãos do Judiciário, como o STF, STJ e Tribunal Superior do Trabalho.

O relatório também mostra quais as notícias elaboradas pela própria assessoria de imprensa da AGU que tiveram mais destaque no site do órgão. Entre 2010 e 2011, a notícia mais lida foi a "Lula acolhe parecer da AGU e nega extradição de Battisti", publicada em 31 de dezembro de 2010, que teve 8.416 cliques.

Clique aqui para ler o Relatório da Mídia Impressa de dezembro de 2011.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto