A ANPPREV é uma entidade filiada:
ANPPREV

Notícia
ANPPREV/SINPROPREV - Urgente

ANPPREV solicita retratação da AGU


ANPPREV solicita retratação da AGU quanto ao entendimento apresentado em peça no âmbito da ADI 4.297, conforme documento abaixo.

 

 

À Sua Excelência o Senhor

LUÍS INÁCIO LUCENA ADAMS

 

Ministro da Advocacia-Geral da União

 

Excelentíssimo Senhor Ministro,

 

 A Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social – ANPPREV vem se manifestar, em estado de estarrecimento, quanto ao entendimento apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) – em peça fornecida em sede de informações no âmbito da ADI 4.297 – no sentido de que os Procuradores Federais e do Banco Central não constituem, de fato, advogados de Estado.

Com vistas a afastar a legitimidade da União dos Advogados Públicos Federais (Unafe), ao contestar no Supremo Tribunal Federal dispositivos da Lei Complementar 73/93, que tratam da subordinação administrativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e das consultorias jurídicas da AGU ao Poder Executivo, através da ADI acima citada, a Advocacia-Geral da União cometeu inenarrável injustiça à atuação desses profissionais na seara da Advocacia Pública Federal.

Em que pese o posicionamento jurídico da AGU estar relacionado à ilegitimidade da Unafe para a proposição de ADI, fazem-se imperativas a cautela e a retificação do referido pronunciamento, uma vez que o seu teor vai de encontro à defesa dos interesses estatais, prestada de maneira profícua pelos Procuradores Federais e do Banco Central, na qualidade de, sim, Advogados de Estado.

É nosso anseio que a devida reparação seja prestada em favor desses profissionais por parte da Advocacia-Geral da União, assim como da Consultoria-Geral da União.

 

 Atenciosamente,


 

Meire Monteiro Mota

Presidente



Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado       Privacidade


A experiência que faz a diferença.
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
2153