Ícone Marca
Marca
ANPPREV
Notícia

Dilma, 1ª mulher eleita Presidente do Brasil e os desafios da advocacia pública


“Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil, é imensa a minha alegria de estar aqui. Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida. Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso País: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro aqui, portanto, meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural.”

Este trecho é parte do discurso de Dilma Rousseff, eleita Presidente da 8ª economia do mundo pela vontade livre e soberana e o voto de 55 milhões de concidadãos. A fala solidifica a democracia por ter sido proferida minutos após a confirmação de sua consagradora vitória nas urnas, ainda na noite do dia 31 de outubro de 2010.

Durante cerca 25 de minutos a futura ocupante do Palácio do Planalto apontou desafios a serem enfrentados nas áreas econômicas, social, infraestrutura, política externa, geração de emprego, distribuição de renda e erradicação da miséria.

Também confirmou e reassumiu compromissos firmados durante a campanha, dentre eles, a “valorização da transparência na administração pública, o não compromisso com o erro, o desvio e o malfeito”.

Disse que será rígida na defesa do interesse público em todos os níveis do governo e que os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com seu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos.

No que se refere ao serviço público, a Presidente Dilma prometeu valorizar os quadros profissionais da administração pública, independente de filiação partidária.

“Zelaremos pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência do serviço público, bem como pelo respeito e cumprimento da Constituição, dever maior da presidência da República”.

Ao passo que toda a diretoria da ANPPREV deseja sucesso à nova Presidente do Brasil, reiteramos nosso compromisso juntamente com o Fórum Nacional da Advocacia Pública no documento entregue pessoalmente a então candidata no dia 22 de outubro, durante evento de campanha na Cidade de Belo Horizonte.

No texto, ressaltamos a importância da advocacia pública e apresentamos os anseios institucionais da AGU e das nossas carreiras. Manifestamos também a concordância dos advogados públicos com a política de reconstrução do aparelho do Estado e de valorização dos servidores públicos, especialmente os que integram as carreiras de Estado.

A candidata agradeceu as palavras de apoio e registrou ser sabedora da importância da advocacia pública. Disse ainda que conta com os advogados públicos para o “Brasil seguir mudando”.

 

Meire Monteiro Mota

Presidente da ANPPREV


Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado


Nova Anpprev - a prioridade é você!
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
Inatto
2152