A ANPRPEV juntamente com o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal participaram de uma audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, nesta semana. Ela esteve na Comissão Mista de Orçamento para discutir o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014.
Na oportunidade, dirigentes da Advocacia Pública alertaram para a necessidade de criação de carreira de apoio na AGU e para o provimento imediato de todos os cargos vagos, uma vez que as defasagens sobrecarregam os profissionais.
A equipe do Forvm distribuiu material com dados sobre evasão nos quadros da AGU para reforçar o pedido, lembrando a falta de paridade com outras funções essenciais à Justiça, como Ministério Público e Judiciário, que têm até 19 servidores de apoio. Outro ponto destacado é a iminente criação de quatro novos tribunais federais sem adequação do número de advogados públicos para atender à demanda.
Os dirigentes do Forvm articularam com os parlamentares da comissão pela reserva no Orçamento para a concretização desses pleitos. Pediram, ainda, que os políticos intercedessem junto a ministra Belchior para que os projetos tenham o apoio do Executivo.