A ANPPREV é uma entidade filiada:
ANPPREV
Notícia / ANPPREV / SINPROPREV

Lula afirma que novo Advogado-Geral da União assume em momento histórico do país


O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossou nesta sexta-feira (23/10), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), o novo Advogado-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams. No discurso, afirmou que Adams assume a Advocacia-Geral da União (AGU) em um grande momento da história do país, pois as pessoas não estão mais descrentes como antes.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossou nesta sexta-feira (23/10), no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), o novo Advogado-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams. No discurso, afirmou que Adams assume a Advocacia-Geral da União (AGU) em um grande momento da história do país, pois as pessoas não estão mais descrentes como antes.

"Você assume a AGU em um momento em que a auto-estima tem prevalência sobre o pessimismo, que durante muito tempo prevaleceu, principalmente, na máquina pública desse país. Estou convencido que a AGU prestou e prestará um serviço extraordinário nesse momento em que o Brasil está", afirmou.

O Presidente brincou com o novo Advogado-Geral, dizendo que compareceu impecável à cerimônia de posse, com a mesma roupa utilizada no dia em que o Brasil foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016, porque "daria sorte".

O cargo foi transmitido pelo ex-Advogado-Geral, ministro Jose Antônio Dias Toffoli, que toma posse às 17h, no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula agradeceu a Toffoli pelos serviços prestados à Advocacia-Geral da União (AGU) e considerou que uma das atuações mais importantes de Toffoli à frente da instituição foi "não permitir que vingassem apenas os interesses coorporativos" e "defender com unhas e dentes" os direitos que os advogados públicos entendem como devidos.

"Não tivemos nenhum problema durante todo o mandato, porque entre uma boa briga e um bom acordo, nós sempre preferíamos fazer um bom acordo. A AGU vive um momento muito importante. O Estado Brasileiro e, sobretudo, o Presidente da República se sente dignamente representado pela AGU", disse o Presidente.

Lula ainda reconheceu que, ao assumir a Presidência, constatou que a máquina pública brasileira era mal remunerada, pois o salário não condizia com a capacidade profissional da maioria das pessoas que trabalham nos órgãos públicos federais.

"As pessoas só querem saber quanto ganha um Advogado-Geral da União, mas não querem saber quantas causas ele ganhou para evitar que o governo perdesse bilhões e bilhões de reais. Acham que um homem ou uma mulher da Receita Federal ganham muito dinheiro, e não se dão conta de quanto o trabalho deles faz com que o Estado brasileiro deixe de perder com os sonegadores", lamentou.

Ressaltou também que a diferença salarial entre o setor público e privado é enorme e que qualquer advogado público ganharia muito mais na iniciativa privada. Porém, eles trabalham "sem bônus, mas muitas vezes se trabalha por amor a uma causa em que as pessoas acreditam".


Agradecimento

No discurso de transmissão do cargo, o ministro Toffoli agradeceu ao Presidente Lula pela confiança por tê-lo indicado ao STF, aos 8.000 advogados públicos federais integrantes das carreiras da AGU e a todos os servidores da AGU - desde os terceirizados até as Cooperativas de Catadores de Papel, que reciclam materiais recolhidos na instituição. "Pela primeira vez a AGU é conduzida por um integrante de carreira. Parabéns pela escolha Presidente. Desejo sucesso e boa sorte. A AGU está em excelentes mãos", disse.

Toffoli aconselhou Adams a "nunca deixar de olhar os humildes e os pobres, pois uma instituição de advocacia pública de Estado existe para o cidadão e a sociedade, não para si mesma".

Patrícia Gripp

Fonte/Autor: AGU, para ANPPREV.


Ver todas...


      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado       Privacidade


A experiência que faz a diferença.
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
1320