Marc Fazer login
Notícia

Nova Diretoria do Forum é eleita




A nova Diretoria-Executiva do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal foi eleita na manhã desta quarta-feira (29/06), em Brasília, durante a Assembléia Geral Ordinária. A gestão do mandato será para os anos de 2011/2012.

Excepcionalmente nessa primeira gestão a Diretoria-Executiva administrará a entidade por um período maior, o segundo semestre de 2011 e todo o ano de 2012, quando então se fará nova eleição. Os mandatos da Diretoria Executiva são de 12 meses.

Com a aprovação da nova versão do Estatuto Social, que dispõe sobre a estrutura orgânica, o funcionamento e o processo decisório da entidade confederativa, foram criadas mais duas pastas: a de comunicação e a de vice-presidência. A composição da nova diretoria ficou definida com o Procurador da Fazenda Nacional, Alan Titonelli Nunes (SINPROFAZ), ocupando a presidência do Forum; a Advogada da União, Joana D'Arc Alves Barbosa de Mello (ANAJUR), como vice-presidente; o Advogado da União, Ciro Miranda Carvalho (ANAUNI), como Secretário-Geral; o Procurador do Banco Central, José Augusto Sansoni (APBC), como Diretor de Assuntos Jurídicos, a Procuradora Federal, Meire Lúcia Gomes Monteiro Mota Coelho (ANPPREV), como Diretora Tesoureira, e o Procurador Federal, Rogério Filomeno Machado (ANPAF), como Diretor de Comunicação.

A nova diretoria assume no dia 6 de julho de 2011, porém, a cerimônia de transmissão de cargo ocorrerá na primeira quinzena de agosto devido a agenda dos parlamentares no Congresso Nacional.

Impressões

O presidente do Forum Nacional, João Carlos Souto, em seu discurso destacou diversos momentos que contribuíram para a história da Advocacia Pública Federal. "Nós construímos uma história, de luta, com independência, apostando, internamente, no diálogo, no consenso, externamente, na defesa instransigente da Advocacia Pública Federal, de suas quatro carreiras. Construímos, e construímos muito. Fizemos greves, eventos, exposições, visitas parlamentares, audiências no Congresso, assinamos acordos, conseguimos liminares, promovemos debates. Enfim, o Forum se consolidou", enfatizou.

Após ter recebido vários elogios dos outros dirigentes, o presidente do Forum agradeceu o apoio enquanto esteve à frente da entidade. "Agradeço o apoio de todos, pois sem ele não teríamos chegado aonde chegamos", e continuou: "vou continuar colaborando com o Forvm, com as Carreiras, e o nosso principal foco é a recomposição remuneratória e a aprovação das PECs", finalizou.

O Secretário-Geral do Forum, Jorge Messias, também agradeceu pela receptividade que recebeu dos dirigentes. "Gostaria de colocar aqui o meu agradecimento a todos e dizer que foi uma honra exercer o cargo de Secretário-Geral durante esse tempo. As angústias, as alegrias, todos os sentimentos que aqui vivemos foram compartilhados", disse.

O Secretário-Geral para finalizar sua fala na reunião deixou um recado: "O que posso deixar como recado é a defesa de princípios. Sejam coerentes e defendam princípios".

A presidente da ANPPREV, Meire Lúcia Gomes Monteiro Mota Coelho, sugeriu, pela forma como conduziu a direção do Forum Nacional durante esses anos, que fosse prestada homenagem ao Dr. João Carlos Souto e o Dr. Jorge Messias. Durante sua fala, Meire também lembrou pessoas que tiveram importante participação no Forum, como o Procurador Federal, Dr. Ricardo Neto (ANPAF), a Advogada da União, Nicola Barbosa (ANAJUR), os Advogados da União, José Wanderley Kozima (ANAUNI) e André Augusto Dantas Motta Amaral (ANAUNI), e o Procurador do Banco Central, Danilo Takasaki (APBC).
O presidente da APBC, Fabiano Jantalia Barbosa, destacou o amadurecimento que a entidade sofreu durante os anos. "Considero que a AGO de hoje foi um marco na história do Forum, exatamente porque ela sinaliza a maturidade que atingiu o Forum. Ele se tornou uma entidade madura, consistente, e com isso ganha mais legitimidade na representação das carreiras", pontuou.

A presidente da ANAJUR, Joana D'Arc Alves Barbosa de Mello, também destacou o atual momento em que vive o Forum. "Este é um momento histórico e de fortalecimento de todas as entidades que compõem o Forum. Estamos partindo para o aprimoramento", disse.

O presidente do SINPROFAZ, Anderson Bitencourt Silva, também destacou a evolução que o Forum obteve. "O Forum representa uma inovação história. Assumi o SINPROFAZ com a difícil missão de substituir um excelente líder, que realizou uma administração memorável no SINPROFAZ, o Dr. João Carlos Souto. No Forum, assumi que nossa associação trabalhasse, apesar das divergências, de forma conjunta. Através do diálogo obtivemos a convergência de idéias. Estamos maduros suficientes para darmos mais um passo".

O presidente eleito do SINPROFAZ, Alan Titonelli Nunes, pontuou o consenso entre as entidades. "O que deve ser ressaltado é que desde quando surgiu o Forum até os dias de hoje, houve uma evolução gradual. Esse processo de construção em consenso é uma realidade no Forum. Trabalhamos as idéias consensuais das carreiras", ponderou.

Para o presidente da ANPAF, Rogério Filomeno Machado, a legitimidade do Forum perante o Governo foi o ponto alto nos últimos anos. "Toda mudança gera expectativas, de novidade, de liderança, de mudança. As autoridades hoje nos veem como representantes legítimos de nossas carreiras. Não tenho dúvida que aqui estão as melhores cabeças das carreiras da AGU. Temos as condições de desenvolver um trabalho com competência e organização", encerrou.

O presidente da ANAUNI, Marcos Luiz Silva, disse que o fortalecimento do Forum e a conversa entre os representantes é algo fundamental. "A importância de se fazer uma alternância nos cargos de direção do Forum visa fortalecer a entidade. A continuidade desse diálogo, dessa integração das entidades é fundamental para a valorização das carreiras".

Agenda Parlamentar

Na assembleia também ficou definida a agenda parlamentar. A retomada das visitas já terá início na próxima semana, sendo intensificada no início de agosto devido o recesso parlamentar que ocorrerá durante o mês de julho deste ano.




Imagens


    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto