Marc Fazer login
Notícia

OAB homenageia Cléa Carpi com retrato na Galeria das Medalhas Rui Barbosa

  13/03/2018



Ao lado de grandes personagens da Advocacia Brasileira, tais como Raymundo Faôro, José Afonso de Silva, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Dario de Almeida Magalhães, Miguel Seabra Fagundes, Nehemias Gueiros (post mortem), José Cavalcanti Neves, José Ribeiro de Castro Filho, Augusto Sussekind de Moraes Rego , Evandro Lins e Silva, Barbosa Lima Sobrinho, Paulo Bonavides, Hermann Assis Baeta, Fábio Konder Comparato, Agesandro da Costa Pereira e Paulo Roberto de Gouveia Medina, foi descerrado na noite de ontem (12.03) o belíssimo retrato da Dra. Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, advogada e sócia-fundadora da ANPPREV.

Além do retrato oficial, o brilhante currículo da Dra. Carpi foi registrado na forma de uma linda mesa também no Espaço Rui Barbosa da sede 1 do Conselho Federal da OAB.
Com grande satisfação, o Presidente Antonio Rodrigues e as Diretoras Sueli Medeiros e Vera Sarmet acompanharam a cerimônia.

A anppreviana Cléa Carpi foi a primeira mulher a receber a maior honraria da advocacia brasileira, na cerimônia de encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em 2017, da qual também participaram o presidente e demais dirigentes da entidade.

Na presença de colegas, Conselheiros Federais e membros da diretoria do Conselho Federal e do sistema OAB, Dra. Cléa Carpi agradeceu pela indicação, compartilhando e ressaltando sua longa história de amor pelo exercício advocatício.

“Para mim foi uma honra muito grande receber a Medalha Rui Barbosa, do patrono da advocacia, um grande estadista e extraordinário advogado”, disse ela. “Sempre falo que a vida é feita de escolhas. A importância das escolhas reside na fidelidade. Uma das fidelidades da minha alma é a OAB. A OAB está no núcleo da defesa da justiça social, dos direitos humanos e das prerrogativas da advocacia que são as prerrogativas da cidadania brasileira”, declarou Carpi.

Os diretores da ANPPREV salientaram que a atuação de Cléa durante a Assembleia Nacional Constituinte foi marcante, declarando que a ANPPREV sente um orgulho profundo pela parceria e amizade de tantos anos.

Primeira mulher a assumir a presidência da OAB/RS, em 1989, Cléa Carpi já foi agraciada com o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal, e integra a Associação Americana de Juristas (AAJ) e a Associação Internacional dos Juristas Democráticos (AIJD). Já participou de sessões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em que foram debatidas as formas de trabalho infantil. Integrou, ainda, a delegação oficial brasileira na Conferência do Cairo sobre População e Desenvolvimento, em 2004.

Cléa Carpi ainda vem atuando como expositora em congressos e seminários nacionais e internacionais. Participou como observadora de conferências da ONU em Beijing, Istambul e Cairo. Especializada em direitos humanos, atuou também na luta pelo Estado Democrático de Direito e no processo de redemocratização do Brasil nos movimentos Diretas Já e pela anistia.



Imagens


    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto