A ANPPREV é uma entidade filiada:
ANPPREV

Notícia
PFE/INSS para o futuro

PFE/INSS em Natal/RN participa de inspeções judiciais para avaliação de condições sócio-econômicas de autores de processos contra o INSS

  Atualizado em 01/02/2019 17:52

Iniciativa permite conhecer sem intermediários a situação relatada nos processos judiciais

 

A Seccional da PFE/INSS em Natal/RN iniciou participação em projeto inovador da 3ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (Juizado Especial Federal), o qual busca verificar na residência dos segurados do INSS a realidade social de requerentes de benefícios previdenciários cuja concessão dependa de avaliação sócio-econômica, como são os casos de benefícios assistenciais regidos pela Lei Orgânica de Assistência Social brasileira e aposentadorias de trabalhadores rurais.

O projeto, que vem sendo desenvolvido em parceria entre a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e a Seccional da PFE/INSS de Natal, envolve a realização de inspeções judiciais nas próprias residências dos autores dos processos judiciais por magistrados ou oficiais de justiça, acompanhados de Procuradores Federais ou prepostos do INSS. A análise serve como importante instrumento de prova para concessão ou indeferimento do pedido de benefício, uma vez que permite a constatação direta da realidade social em que vive parte interessada, sem dependência de relatos de terceiros.

A iniciativa vem permitindo constatar com freqüência situações em que a realidade em que vive os autores dos processos judiciais é bem distinta da relatada nos autos. Sempre que tem se constatado que essa divergência denota uma tentativa de fraude contra a Previdência Social, o que tem ocorrido em algumas situações inclusive com a participação de sindicatos, é imediatamente feita e encaminhada notícia crime para análise pelo Ministério Público Federal.

Nessas inspeções a equipe que participa colhe de ofício depoimentos de diversas pessoas da localidade, como são os casos de vizinhos, parentes, dentre outros, permitindo ampliar sensivelmente a qualidade da instrução probatória trazida aos autos. Essa prática vem sendo determinante para identificar tentativas de fraudar a Previdência Social.

Das primeiras inspeções realizadas constatou-se que, em 60% das residências visitadas, a parte interessada não fazia jus ao benefício pleiteado, fato que vem demonstrando a importância de expansão desse procedimento probatório para todo o país.

As inspeções judiciais vem sendo feitas por amostragem, sempre que o juiz tem alguma dúvida sobre a informação que é repassada nos autos judiciais pela parte requerente. A parte autora é notificada do dia em que a visita ocorrerá. Caso se constate, após verificar a realidade dos fatos, que a parte requerente faz jus ao benefício pretendido, a PFE/INSS vem realizando proposta de acordo no próprio local da visita.

A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).



Data da publicação: 29/01/2010

Fonte: AGU PFE/INSS

Link: 
http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=123855&id_site=1116

Fonte/Autor: AGU.


Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado       Privacidade


A experiência que faz a diferença.
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
2023