Marc Fazer login
Notícia
PFE/INSS para o futuro

PFE/INSS em Natal/RN participa de inspeções judiciais para avaliação de condições sócio-econômicas de autores de processos contra o INSS




Iniciativa permite conhecer sem intermediários a situação relatada nos processos judiciais

 

A Seccional da PFE/INSS em Natal/RN iniciou participação em projeto inovador da 3ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (Juizado Especial Federal), o qual busca verificar na residência dos segurados do INSS a realidade social de requerentes de benefícios previdenciários cuja concessão dependa de avaliação sócio-econômica, como são os casos de benefícios assistenciais regidos pela Lei Orgânica de Assistência Social brasileira e aposentadorias de trabalhadores rurais.

O projeto, que vem sendo desenvolvido em parceria entre a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e a Seccional da PFE/INSS de Natal, envolve a realização de inspeções judiciais nas próprias residências dos autores dos processos judiciais por magistrados ou oficiais de justiça, acompanhados de Procuradores Federais ou prepostos do INSS. A análise serve como importante instrumento de prova para concessão ou indeferimento do pedido de benefício, uma vez que permite a constatação direta da realidade social em que vive parte interessada, sem dependência de relatos de terceiros.

A iniciativa vem permitindo constatar com freqüência situações em que a realidade em que vive os autores dos processos judiciais é bem distinta da relatada nos autos. Sempre que tem se constatado que essa divergência denota uma tentativa de fraude contra a Previdência Social, o que tem ocorrido em algumas situações inclusive com a participação de sindicatos, é imediatamente feita e encaminhada notícia crime para análise pelo Ministério Público Federal.

Nessas inspeções a equipe que participa colhe de ofício depoimentos de diversas pessoas da localidade, como são os casos de vizinhos, parentes, dentre outros, permitindo ampliar sensivelmente a qualidade da instrução probatória trazida aos autos. Essa prática vem sendo determinante para identificar tentativas de fraudar a Previdência Social.

Das primeiras inspeções realizadas constatou-se que, em 60% das residências visitadas, a parte interessada não fazia jus ao benefício pleiteado, fato que vem demonstrando a importância de expansão desse procedimento probatório para todo o país.

As inspeções judiciais vem sendo feitas por amostragem, sempre que o juiz tem alguma dúvida sobre a informação que é repassada nos autos judiciais pela parte requerente. A parte autora é notificada do dia em que a visita ocorrerá. Caso se constate, após verificar a realidade dos fatos, que a parte requerente faz jus ao benefício pretendido, a PFE/INSS vem realizando proposta de acordo no próprio local da visita.

A PFE/INSS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).



Data da publicação: 29/01/2010

Fonte: AGU PFE/INSS

Link: 
http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=123855&id_site=1116

Fonte/Autor: AGU.




11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
03/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Em visita ao senador Eduardo Gomes, ANPPREV entrega homenagem e apresenta pleitos de interesse dos advogados públicos federais
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto