Ícone Marca
Marca
ANPPREV
Notícia

Senado entrega Diploma Bertha Lutz


Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, Secretária-Geral da OAB e Procuradora Federal associada e fundadora da ANPPREV, recebe Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009

O Senado realizou, nesta quinta-feira, 05 de março, sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher - celebrado em 8 de março. Na ocasião cinco mulheres que destacaram-se na luta pelos direitos femininos e em defesa da cidadania receberam o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. 

A sessão foi aberta pelo presidente do Senado, José Sarney, que em seu discurso afirmou que considera o prêmio Bertha Lutz como reconhecimento do Parlamento à luta em defesa dos direitos da mulher numa instituição onde a presença feminina só cresce.

A Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social – ANPPREV, apóia ações como esta que valoriza cidadãs que desempenham funções essenciais à diminuição de toda e qualquer desigualdade social. A presidente da ANPPREV, Meire Lúcia Mota Monteiro prestigiou a sessão solene de outorga, acompanhada da representante da ANPPREV no Distrito Federal e pró-reitora acadêmica do UniCEUB Elizabet Manzur.

Cinquenta e cinco candidatas concorreram ao prêmio, e seus currículos foram selecionados por uma comissão especial do Senado. As premiadas foram: a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e a assistente social Neide Viana Castanha, coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.  O conselho homenageou também, in memoriam, a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso, por ter criado o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário. Dona Ruth, como era conhecida, também publicou livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho.

O Prêmio - Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher.  A Senadora Serys Slhessarenko, presidente do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, explicou a dificuldade em escolher as cinco mulheres que receberam o diploma, já que todas as indicadas desempenham atividades de fundamental importância para a sociedade e salientou que portanto todas as 55 indicadas devem sentir-se homenageadas, defendendo ainda a permanente busca pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, para que seja possível a construção de uma sociedade mais justa. “Se a gente pensa em construir realmente uma sociedade melhor, uma sociedade mais justa, com direitos iguais, com solidariedade, com fraternidade, a gente tem que saber que temos que respeitar uns aos outros. Os direitos são absolutamente iguais e temos que ir construindo o tempo inteiro a busca por essa igualdade.” disse a senadora.

Conselho de Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz
Senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) (Presidente) 
Senador Inácio Arruda (PC do B/CE) (Vice-Presidente)
Senador Cristovam Buarque (PDT/DF)
Senadora Lucia Vânia (PSDB/GO)
Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE)
Senadora Patrícia Saboya (PSB/CE)
Senadora Roseana Sarney (PMDB/ MA)
Senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS)
Senador Marcelo Bezerra Crivella (PRB/RJ)

 

 

Imagem: Sessão solene conjunta do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, entrega do Prêmio Bertha Lutz durante sessão. 
Fotógrafa: Jane de Araújo - Agência Senado


 

 

Fonte/Autor: ANPPREV - Assessoria de Imprensa.

Contato

Facebook
      

© ANPPREV 2019 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço   SAS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV    Brasília/DF    CEP   70070-915
Telefone: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Área do Associado     Seja um associado


Nova Anpprev - a prioridade é você!
ANPPREV   61 3322-0170 | 0800 648-1038
Inatto
2138