Marc Fazer login
Notícia
REFORMA TRIBUTÁRIA

Fonacate apresenta, em nota, ressalvas ao PL 2337/2021


Entidades esperam diálogo com parlamentares em busca de melhorias ao texto
  19/07/2021



Em nota divulgada no último sábado, 17 de julho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV participa, reconhece que o Projeto de Lei (PL) 2337/2021 traz grandes avanços no sistema tributário. No entanto, destaca pontos da matéria que demandam aperfeiçoamentos, dentre eles a correção da tabela do imposto sobre a renda de pessoa física,  a limitação para o uso da declaração simplificada e o limite de isenção na tributação de dividendos.

A tabela do IR para pessoas físicas, que foi deixada de ser corrigida anualmente desde 1996, possui agora uma defasagem de 113%. "Diante disso, para evitar que novas defasagens de reajuste se acumulem no tempo, é, portanto, imprescindível que o projeto a ser aprovado pelo Legislativo contemple a previsão de reajuste anual da tabela", destaca trecho.

Ainda segundo o Fonacate, a limitação para o uso da declaração simplificada, restrita aos contribuintes com renda de até R$ 40 mil por ano, é incoerente com o objetivo da justiça fiscal e deveria ser ampliada. Outra crítica é em relação ao limite de isenção para tributação de dividendos de até R$ 20 mil por mês. De acordo com o Fórum, a "distinção injustificada entre assalariados e os recebedores de dividendos, configura-se como um incentivo à pejotização".

Leia a nota na íntegra aqui.





    

© ANPPREV 2021 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto