Outubro é o mês colorido de rosa. Importante momento para compartilhar informações e promover a conscientização sobre o Câncer de Mama. No Brasil, a doença está em primeiro lugar em mortalidade por câncer entre as mulheres.
Durante todo o mês, diversas instituições promovem ações que mobilizam a sociedade em geral em relação à importância dos cuidados preventivos, da realização de exames e do diagnóstico precoce.
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), devido à pandemia, houve uma redução na presença de mais de 70% de mulheres nas unidades hospitalares do país. “Temos que, de uma vez por todas, adotar o conceito de saúde preventiva. Muitas mulheres não fazem com medo de achar algo, mas é importante entender que quem acha tem a chance de cuidar. E quanto mais cedo for, melhores serão as chances de cura”, diz o presidente da SBM, Dr. Vilmar Marques.
A campanha deste ano do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é com foco na prevenção primária (ações para reduzir o risco) e a detecção precoce. Segundo o Inca, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são importantes ações de redução de riscos quanto ao desenvolvimento da doença.
Cuide-se
Em grande parte, o câncer de mama é descoberto pelas mulheres com o autoexame. Além de exames laboratoriais de rotina, o Inca aconselha que seja feita diariamente a palpação das mamas. Os principais sintomas são: caroço endurecido, fixo e geralmente indolor (90% dos casos); alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo das axilas e pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Leia a cartilha do Inca de 2021 "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?" aqui e saiba mais.