Marc Fazer login
Notícia
SAÚDE

Outubro Rosa alerta para importância da prevenção ao Câncer de Mama


Cuidados alimentares e diagnóstico precoce reduzem mortalidade
  01/10/2021



Outubro é o mês colorido de rosa. Importante momento para compartilhar informações e promover a conscientização sobre o Câncer de Mama. No Brasil, a doença está em primeiro lugar em mortalidade por câncer entre as mulheres.

Durante todo o mês, diversas instituições promovem ações que mobilizam a sociedade em geral em relação à importância dos cuidados preventivos, da realização de exames e do diagnóstico precoce.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), devido à pandemia, houve uma redução na presença de mais de 70% de mulheres nas unidades hospitalares do país. “Temos que, de uma vez por todas, adotar o conceito de saúde preventiva. Muitas mulheres não fazem com medo de achar algo, mas é importante entender que quem acha tem a chance de cuidar. E quanto mais cedo for, melhores serão as chances de cura”, diz o presidente da SBM, Dr. Vilmar Marques.

A campanha deste ano do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é com foco na prevenção primária (ações para reduzir o risco) e a detecção precoce. Segundo o Inca, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são importantes ações de redução de riscos quanto ao desenvolvimento da doença.

Cuide-se

Em grande parte, o câncer de mama é descoberto pelas mulheres com o autoexame. Além de exames laboratoriais de rotina, o Inca aconselha que seja feita diariamente a palpação das mamas. Os principais sintomas são: caroço endurecido, fixo e geralmente indolor (90% dos casos); alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo das axilas e pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Leia a cartilha do Inca de 2021 "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?" aqui e saiba mais.





    

© ANPPREV 2021 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Nova ANPPREV - A prioridade é você!
Inatto