Fevereiro Roxo e Laranja: campanha conscientiza sobre doenças crônicas
O mês de fevereiro traz consigo as cores laranja e roxo, que remetem à conscientização de algumas doenças. A cor roxa alerta para o Mal de Alzheimer, o lúpus e a fibromialgia, enquanto a cor laranja foi incluída para conscientizar sobre a leucemia. Além de chamar a atenção da população sobre a prevenção e o diagnóstico dessas doenças, a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, também visa esclarecer dúvidas, estimular o acesso a tratamentos adequados, promover a doação de medula óssea e de sangue, e apoiar familiares e amigos a lidar com a enfermidade.
Em relação à maior incidência dessas doenças no Brasil, se encontram o Alzheimer e a leucemia. A primeira é caracterizada como um tipo de demência com alta recorrência pelo mundo e alcança 70% dos casos. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,2 milhão de pessoas são afetadas e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no país.
Já a leucemia, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam registrados 11.540 novos casos em 2025.
Lúpus e fibromialgia são doenças predominantes em mulheres e têm como sintomas dor no corpo, comprometimento da saúde mental e fadiga. Apesar de apresentarem algumas semelhanças, são completamente distintas e costumam aparecer em diferentes faixas etárias: entre 20 e 45 anos (lúpus) e entre 30 e 50 anos (fibromialgia).
A Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (ANPPREV) apoia a campanha Fevereiro Roxo e Laranja, e zela pela atenção à saúde integral dos seus associados e associadas. Confira abaixo como se prevenir, os principais sintomas e qual especialista recorrer para obter o tratamento adequado:
Alzheimer
Prevenção: não há uma forma de prevenção específica, mas especialistas consideram que a promoção de bons hábitos de vida, do convívio com as pessoas e de atividades que estimulem o cérebro, podem refrear ou inibir o surgimento da doença. Estão entre eles: os estudos, a leitura, jogos ou atividades de raciocínio lógico, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, a prática regular de atividades físicas e alimentação saudável.
Sintomas: perda de memória para eventos recentes, dificuldade para dirigir ou chegar em caminhos antes conhecidos, fazer as mesmas perguntas inúmeras vezes, isolamento, agressividade, entre outros.
Especialista: os mais indicados para o diagnóstico e tratamento são o neurologista, o geriatra e o psiquiatra.
Leucemia
Prevenção: também não há uma forma de prevenção específica, mas a constância na prática de hábitos saudáveis, boas noites de sono e uma boa alimentação contribuem para diminuir os riscos.
Sintomas: manchas pelo corpo, anemia, febre, sangramento nasal e na gengiva, dor nas articulações e ossos, infecções e diminuição dos glóbulos vermelhos.
Especialista: hematologista e oncologista.
Lúpus
Prevenção: não há formas conhecidas para a prevenção do lúpus, em razão das causas da doença serem pouco conhecidas. Como cuidados para evitar a manifestação ou progressão dela estão: manter hábitos saudáveis e boa alimentação, evitar exposição solar e usar protetor, e cuidar da saúde emocional.
Sintomas: fadiga, febre, inchaços no corpo, rigidez muscular, sensibilidade à luz do sol, queda de cabelo, dor nas articulações, vermelhidão na face, entre outros.
Especialista: reumatologista.
Fibromialgia
Prevenção: não há uma forma específica para a prevenção, os cuidados recomendados são a prática regular de atividade físicas, higiene do sono, técnicas de relaxamento para aliviar o estresse.
Sintomas: dor crônica e generalizada nos membros e na região da coluna, distúrbios do humor, dificuldade de concentração e para dormir, dor de cabeça e fadiga.
Especialista: reumatologista
Por Alexandra Lucas
Assessoria de Comunicação da ANPPREV