A Procuradoria-Geral Federal (PGF) vive um momento histórico. Com a posse da procuradora Larissa Suassuna Carvalho Barros à frente da Procuradoria-Regional Federal da 5ª Região, nesta segunda-feira, 28 de julho, às 14h30, todas as seis Procuradorias Regionais Federais da Advocacia-Geral da União (AGU) passam a ser chefiadas por mulheres.
A Procuradora-Geral Federal, Dra. Adriana Maia Venturini, que se dirigiu a Recife (PE) para dar posse a nova Procuradora Regional Federal, compartilhou sua alegria pelo marco:
”A posse de hoje reforça que temos buscado efetivamente a igualdade de gênero, muito além de ser apenas um discurso.”
E completa:
“Estou muito feliz de estar vivendo isso. E mais… que sigamos transformando o mundo podendo trabalhar, pensar e se comportar como mulheres.”
Com a nomeação, as chefias regionais da PGF passam a ser ocupadas por:
Lucia Penna Franco Ferreira – Procuradora Regional Federal da 1ª Região
Luciana Bahia Iorio Ribeiro – Procuradora Regional Federal da 2ª Região
Danielle Aniceto – Procuradora Regional Federal da 3ª Região
Bianca de Freitas Mazur – Procuradora Regional Federal da 4ª Região
Larissa Suassuna Carvalho Barros – Procuradora Regional Federal da 5ª Região
Karina Brandão Rezende Oliveira – Procuradora Regional Federal da 6ª Região
Além das PRFs, três das quatro Subprocuradorias-Gerais da PGF — responsáveis pelas áreas finalísticas — também são atualmente ocupadas por mulheres, demonstrando que o compromisso com a igualdade de gênero tem sido efetivamente concretizado.
A ANPPREV, e, em especial, a Anpprev por Elas, celebram com entusiasmo esse momento marcante e reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres na Advocacia Pública. Para a presidente da entidade, Dra. Maria Santíssima Marques:
“A conquista de hoje representa mais do que um marco na história da Advocacia Pública — é um símbolo da força, da competência e do compromisso de tantas mulheres que constroem diariamente uma instituição mais representativa e plural. A ANPPREV celebra com orgulho este passo concreto rumo à igualdade de gênero, certos de que avanços como este inspiram e transformam.”