O mês de setembro chegou e, com ele, as ações de prevenção a transtornos mentais ganham destaque. “Agir Salva Vidas!”. Este é o mote da campanha Setembro Amarelo 2021, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar, prevenir e, consequentemente, diminuir a incidência de suicídios pelo país.
Inclusive, em 10 de setembro é lembrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
E você também pode reforçar esta campanha em defesa da vida. Conhecer os principais fatores de risco é um dos primeiros passos para identificar potenciais vítimas. A superação de tabus por parte de todos é também muito importante. Ainda que o tema seja cercado de velhos preconceitos, é fundamental ressaltar que doenças mentais são tratáveis e, como quaisquer outras doenças devem ter a devida atenção. Dados apontam que em 96% dos casos o suicídio está ligado a repercussões de ordem psicológica como a depressão e transtorno bipolar.
Por fim, é imprescindível destacar também a importância da disseminação de informação de qualidade. Clique aqui para saber mais sobre a campanha e conferir os materiais de divulgação.
Compartilhe!
Por mais que este seja um mês de conscientização, o trabalho precisa ser feito durante todo o ano.
A ANPPREV apoia as inciativas do Setembro Amarelo.
Faça sua parte também!