A ANPPREV concluiu, na tarde desta terça-feira (20/01), a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO 2026). Em um processo conduzido de forma inteiramente eletrônica, 191 associados votantes deliberaram sobre temas centrais da gestão, resultando na aprovação do relatório do Conselho Fiscal e do relatório anual das atividades do Conselho Executivo.
Esta edição da Assembleia contou com a inovação da inclusão de documentos adicionais de natureza contábil — como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e as Notas Explicativas — elaborados com base em normas técnicas aplicáveis às entidades sem fins lucrativos. A iniciativa, que será incorporada de forma permanente aos regulamentos da entidade, amplia o acesso à informação e qualifica ainda mais o acompanhamento da gestão pelos associados.
Condução dos Trabalhos
A Assembleia deste ano foi presidida pelo associado Dr. Álvaro Reinaldo de Souza, eleito pelos pares para guiar a fase deliberativa. Os trabalhos de secretariado foram realizados pela Dra. Maria Aparecida Fleury Perini, designada pelo presidente da mesa logo após a transferência de cargo feita pelo presidente da ANPPREV, Dr. Aluizo Silva de Lucena, em estrito cumprimento ao rito estatutário.
"Foi uma honra presidir os trabalhos desta Assembleia. Tivemos um processo pautado pela organização e pela ampla acessibilidade, permitindo que colegas de todo o Brasil pudesse exercer seu direito de voto de forma segura e ágil. Agradeço a confiança dos associados e o apoio da Dra. Maria Aparecida na condução de um rito tão fundamental para o fortalecimento da nossa ANPPREV, disse o Dr. Álvaro."
A aprovação dos documentos reflete a transparência da gestão e o compromisso da entidade com a governança. Com o encerramento da apuração, os documentos aprovados seguem arquivados e disponíveis para consulta dos associados na área restrita do site.
Fortalecimento Institucional
Para a diretoria da ANPPREV, o sucesso da AGO 2026 reafirma a eficácia dos mecanismos de democracia direta da Associação. A utilização do sistema de votação eletrônica garantiu a participação de procuradores federais de diversas regiões do país, assegurando a legitimidade das decisões tomadas.
"A Assembleia Geral Ordinária é um dos principais instrumentos da democracia interna da ANPPREV, reafirmando o compromisso da entidade com a transparência e a responsabilidade administrativa. Nesta edição, a AGO contou com a inclusão de novos documentos contábeis, como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e as Notas Explicativas, elaborados conforme normas técnicas aplicáveis às entidades sem fins lucrativos, ampliando o acesso às informações e qualificando o acompanhamento da gestão. Agradeço a confiança dos associados, destaco o trabalho voluntário dos dirigentes e conselheiros e registro meu reconhecimento ao Dr. Álvaro pela condução dos trabalhos”, afirmou o presidente Aluizo.
A ANPPREV agradece a participação de todos os associados que dedicaram seu tempo para analisar os relatórios e exercer seu direito de voto, contribuindo para o fortalecimento da Casa do Procurador Federal.





















