Chegou a vez dos homens. Novembro é o mês de conscientização sobre saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, que, entre os brasileiros, é o segundo de maior incidência, ficando atrás, apenas, do câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a realização de exames preventivos a partir dos 50 anos de idade, mas, para homens negros e/ou com histórico do câncer na família, deve-se antecipar o acompanhamento em 5 anos.
O preconceito acerca da realização do exame de toque retal, imprescindível para o diagnóstico correto da doença, ainda é a principal barreira para a prevenção e isso se reflete do alto índice de mortalidade. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde estima que neste ano 65.640 homens sejam diagnosticados com esse tipo de câncer e que mais de 15 mil venham a óbito em decorrência da doença.
Os sintomas costumam aparecer apenas na fase avançada. Este é mais um dado que reforça a necessidade de prevenção. Fique atento também aos fatores de risco. Além da idade avançada, excesso de gordura corporal, histórico familiar da doença (pai ou irmão) e exposição contínua a substancias nocivas à saúde (como arsênico e aminas aromáticas, por exemplo, utilizadas na indústria e na agricultura) aumentam o risco.
Por isso, além do acompanhamento médico, o Inca recomenda a adoção de práticas mais saudáveis, como fazer, ao menos, 30 minutos de atividades físicas por dia, uma dieta baseada em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, diminuir o consumo de bebida alcoólica e não fumar.
Cuide-se!