“Promover a conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e outras doenças”. Este é o mote do movimento Todos Pelas Vacinas, lançado nesta quinta-feira, 21 de janeiro. A iniciativa, que reúne entidades da sociedade civil, dentre elas associações de classe e da comunidade científica em torno de ações informativas, tem também o endosso da ANPPREV.
O objetivo é disseminar conhecimento, com linguagem fácil e acessível, de modo a desmistificar falácias, superar tabus ainda persistentes na sociedade e, assim, promover saúde pública. No site oficial da campanha são disponibilizados artigos de especialistas, infográficos, livros digitais e diversos outros conteúdos audiovisuais, como charges e vídeos. Há ainda uma seção para envio de perguntas.
Para se ter uma ideia da importância da imunização em escala global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação é responsável por salvar cerca de 3 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Os dados mostram também que 1,5 milhão de vidas seriam poupadas se recebessem vacinas contra a doença que contraíram. O impacto não se dá somente do ponto de vista da sobrevivência. As patologias de grande abrangência podem trazer impactos extremamente negativos à vida social e à economia dos países.
A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são alguns dos parceiros do Todos Pelas Vacinas.
Conheça melhor a iniciativa aqui.
Engaje-se!
Você também pode fazer parte deste grande movimento em defesa da vida e da ciência, em especial neste momento decisivo para a humanidade. Acompanhe nossas publicações no Facebook e no Instagram e compartilhe com sua rede de contatos.
Juntos, somos mais fortes!