Os procuradores federais Eduardo Alexandre Lang, Mauro Lucio Baioneta Nogueira e Rodrigo Saito Barreto e o advogado da União, Caio Castelliano de Vasconcelos, idealizadores do Sistema de Inteligência Jurídica (Sapiens), da Advocacia-Geral da União, são os grandes vencedores da categoria Advocacia da 17ª edição do Prêmio Innovare. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia virtual, transmitida nesta terça-feira, 1ª de dezembro.
“Parabéns aos advogados e advogadas da União e aos procuradores e procuradoras federais envolvidos nesse brilhante trabalho. Vida longa ao Sistema Sapiens”, congratulou Moraes.
A implantação do Sapiens teve início em 2013. Sete anos depois, concluída e aperfeiçoada, a ferramenta impacta na aceleração de 1 milhão de processos por mês. Funciona assim: com ajuda de uma inteligência artificial (robô), os procuradores e advogados localizam, por tema, os melhores argumentos a serem usados em cada processo. “Estou digitando, por exemplo, sobre o assunto de combate à corrupção e improbidade administrativa. A inteligência artificial rapidamente me localiza. Ela entende o que eu estou fazendo e passa a sugerir”, explicou Lang, em entrevista ao Jornal Nacional.
O PRÊMIO
Desde 2004, o Prêmio identifica, divulga e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil. "Esse é o grande trunfo. Aí é que está: elas vão ser reproduzidas, repetidas e ganham longevidade, ganham vida; elas se aprimoram no tempo e se tornam um lugar comum. Ou seja, passam a fazer parte do cotidiano da Justiça brasileira. Todas essas práticas, intrinsecamente, virtuosas, meritórias", afirmou Ayres Britto, ex-ministro do STF e presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare.
Também na categoria Advocacia, os procuradores da Fazenda Nacional Daniel de Saboia Xavier, Cristiano Neuenschwander Lins de Morais e Anelize Lenzi Ruas de Almeida e analista do Serpro Ana Julia de Paiva Bandeira Pessoa foram homenageados pela iniciativa “Rating da dívida ativa e ajuizamento seletivo de execuções fiscais”.
A ANPPREV parabeniza todos os vencedores e homenageados da 17ª edição do Prêmio Innovare, em especial aos advogados públicos e procuradores federais.