Lideranças do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram na tarde desta terça-feira, 10 de maio, em assembleia geral para dar continuidade ao debate de temas de interesse do serviço público. O vice-presidente, Rogério Correia, representou a ANPPREV no encontro.
Informes sobre assuntos gerais deram início à reunião. Na agenda das afiliadas, ato público em defesa do funcionalismo, que ocorrerá no dia 31 de maio, às 14h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A atividade está sendo organizada em parceria com parlamentares e com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
Ainda durante a assembleia desta terça-feira foi discutida a carta de princípios do Fonacate, que norteará os diálogos com os presidenciáveis e outros candidatos às eleições de outubro. O documento abarca uma série de compromissos a serem assumidos com o setor público, entre outros: a defesa do concurso público como forma de ingresso nas instituições do Estado, da reposição do efetivo nos órgãos, da qualificação permanente dos quadros da Administração Pública e dos direitos previdenciários dos servidores; e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a negociação coletiva.
Por fim, esteve em pauta a 7ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que ocorrerá no próximo dia 24 de maio, das 9h às 19h, em formato virtual, com transmissão pelo YouTube. O evento, que terá como tema "Rumo ao Estado Necessário", está com inscrições abertas (gratuitas). Clique aqui para se inscrever. Saiba mais aqui.