Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o envelhecimento e sobre a importância da proteção e do cuidado com os idosos.
A população idosa está em franco crescimento no país. Segundo o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), 10,53% da população brasileira tem mais de 65 anos.
Contudo, o envelhecimento continua a ser estereotipado e muitos idosos ainda sofrem com a dificuldade de inclusão. Em 1º de outubro de 2003, foi editado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741) prevendo que sejam garantidas oportunidades e facilidades para a preservação de saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
"É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária" destaca o art. 3º da Lei.
Esta data é uma oportunidade para enfatizar a necessidade de políticas públicas que garantam qualidade de vida e um envelhecimento saudável.
A ANPPREV parabeniza a todos os idosos que fazem parte da associação e se compromete atuar sempre na defesa de seus direitos.