Em nota técnica, o economista, presidente da Associação e Sindicato dos Funcionários do Ipea (Afipea) e coordenador da Comissão de Estudos do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), José Celso Cardoso Jr., com o apoio de outros especialistas, aponta diversas razões pelas quais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 - reforma administrativa - precisa ser derrotada. Dentre os colaboradores da obra está o presidente do Fórum, Rudinei Marques, que assina, junto a José Celso, o texto "Reforma Administrativa Bolsonaro/Guedes e a Destruição do Brasil".
A coletânea de artigos destaca as experiências internacionais, as falácias acerca do emprego público no Brasil, análise de desempenho no setor, concurso, estabilidade, assédio institucional, além de vários outros tópicos.
"Finalmente, a PEC 32/2020 causará enormes danos ao funcionalismo público, cuja maioria é representada por servidores de carreira selecionados mediante concursos que exigem formação educacional mais consistente. Um quadro funcional bem preparado, com dignas condições de trabalho e em constante profissionalização é, por sua vez, condição necessária para um atendimento eficiente e qualificado aos cidadãos.", destaca o autor.
Leia o documento na íntegra aqui.