Webinar promovido pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) nesta segunda-feira, 23 de novembro, discutiu as repercussões da crise sanitária do novo Coronavírus no retorno ao trabalho presencial dos servidores. A nota técnica “Situação da Pandemia de Covid-19 no Brasil”, de autoria de uma equipe multidisciplinar de especialistas, entre eles o membro do Instituto de Física da UnB, Tarcísio Rocha Filho, que participou da conferência virtual, foi o ponto de partida dos debates.
A obra traz dados oficiais referentes à dinâmica de contaminação e óbitos pela doença, traçando uma perspectiva em relação aos índices de isolamento registrados em diferentes períodos.
“A evolução do número de casos novos mostra uma retomada da pandemia em todo o país, resultado de um afrouxamento das medidas de isolamento social, de uma falsa sensação de segurança causada pela melhora relativa do quadro observada nos últimos dois meses”, pontua o estudo, ao apontar um cenário ainda preocupante, muito em virtude de um relaxamento por parte significativa da população.
O alerta dos autores se estende também aos gestores públicos, com uma série de recomendações acerca de rotinas preventivas, de modo a mitigar os danos decorrentes da pandemia. “Enquanto não for possível vacinar uma grande parcela da população contra o SARS-CoV-2, as medidas de contenção são as mesmas adotadas desde o início da pandemia no Brasil no final do mês de fevereiro”, afirmaM ainda os especialistas.
Acesse aqui a nota técnica na íntegra.
Assista aqui o webinar promovido pela Anesp.