Quais são as repercussões, em âmbito nacional, do resultado das urnas nas eleições municipais de 2020? Esta e outras questões são temas da mais nova edição do boletim Olhar Político, produzido pela Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais, que presta serviços à ANPPREV.
O sucesso dos partidos de centro - como PP, PSD, PL, Solidariedade, PSC, Avante e Patriota - os perfis predominantes na composição das prefeituras e Câmaras pelo país e os números que demonstram a nova relação de forças políticas estão em destaque no levantamento.
“Cabe ressaltar que esse movimento de aumento do capital político do centrão ocorre em um contexto em que os candidatos mais diretamente ligados a Jair Bolsonaro não obtiveram êxito eleitoral. Isso não é necessariamente arrefecimento do fenômeno eleitoral bolsonarista, uma vez que não havia clareza sobre quem seriam os depositários do apoio presidencial – sua atuação perante as eleições foi recalcitrante e de pouca expressividade”, destacam os autores.
A agenda do Congresso Nacional no pós-eleição também ganha espaço. Segundo a Queiroz, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, cujo parecer extraoficial já circula pelo Senado (saiba mais aqui), é uma das matérias com chances de serem apreciadas ainda neste ano.
Confira aqui o boletim na íntegra.