Servidores e parlamentares acompanharam nesta quarta-feira, 24 de março, evento virtual do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV participa. A atividade integrou o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público e teve como objetivo debater a agenda de reformas no setor e indicar a continuidade da mobilização unificada.
O evento contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) e do Movimento Basta!
Em sua participação, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) se solidarizou com os familiares das vítimas fatais da Covid-19 e destacou que se não fossem os servidores, a situação estaria ainda pior. O parlamentar enfatizou que “o serviço público é decisivo” no atendimento às demandas mais urgentes da sociedade e indispensável para se “construir uma grande nação", disse.
O presidente da Servir Brasil, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), falou da interlocução no Congresso em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. Informou, ainda, que o relator da proposta, Darci de Matos (PSD-SC), se comprometeu a ouvir as entidades de classe entre abril e maio em audiências públicas. "Essas vitórias, que nos permitiram ser escutados, são vitórias conquistadas pela mobilização dos servidores que, finalmente, despertam para os perigos que a PEC representa", finalizou.
Lançamento "Rumo ao Estado Necessário"
Durante o evento, foi lançado o livro "Rumo ao Estado Necessário", um conjunto com todos os 17 estudos realizados pelo Fonacate na série Cadernos da Reforma Administrativa. "Esse documento é o primeiro de uma série de documentos críticos à Reforma Administrativa, mas também propositivos em termos de alternativas para uma reforma verdadeiramente republicana, democrática e direcionada ao desenvolvimento nacional", explicou o coordenador da comissão de estudos do Fonacate, José Celso Cardoso.
Assista aqui o evento na íntegra.