O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV participa, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro, para discutir os próximos passos do enfrentamento à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 - reforma administrativa.
Diversas lideranças presentes enfatizaram a importância da mobilização nas três próximas semanas, haja vista a possibilidade de que a matéria seja apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados na primeira quinzena de outubro. Em reunião na segunda-feira, 27, as entidades já haviam indicado ações nas redes sociais, com foco nos servidores públicos, na sociedade em geral e nos concurseiros. Nas próximas semanas, o Fórum seguirá com as manifestações presenciais no Congresso Nacional e com a abordagem aos parlamentares nas bases estaduais e aeroportos de todo o país.
Além disso, atentas aos variados cenários, as afiliadas ao Fonacate debateram pontos do texto da PEC 32/2020 que podem ser alvos de destaques no Plenário, como a possibilidade de redução de jornada com salarial, a contratação por tempo determinado e a avaliação de desempenho.
Todavia, o indicativo do Fórum, que dá norte para as mobilizações de rua e nas redes, segue sendo a rejeição total da matéria.