Em nota pública divulgada nesta quinta-feira, 24 de setembro, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) manifesta solidariedade aos Advogados Públicos Federais diante de reportagens veiculadas pela grande imprensa com informações distorcidas e ataques, em decorrência da promoção de 606 procuradores ao topo da carreira. Mais cedo, a ANPPREV, também em nota, se pronunciou sobre a repercussão do assunto (reveja aqui).
“A mídia optou pelo viés da excepcionalidade, do casuísmo e do espetáculo, com objetivo de fortalecer o discurso a favor da Reforma Administrava proposta pelo Governo Federal (PEC 32/2020), que fragiliza o serviço público, precariza as relações de trabalho e favorece a captura do Estado por segmentos do mercado interessados em prestar serviços essenciais à população”, destaca o Fonacate.
O documento, endossado pelas 33 entidades afiliadas, observa, ainda, que o ato foi respaldado por previsões legais e que a tentativa de “conferir um caráter diverso” à medida evidencia a intenção de “jogar a população contra uma categoria tão importante para o Estado e para a sociedade”.
Por fim, o Fórum repudia os ataques e ressalta a importância do fortalecimento das instituições do Estado.