O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, participou nesta segunda-feira, 5 de julho, de debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, com o tema “Estabilidade e Serviço Público: Por que defendê-los?”, promovido pelo portal Congresso em Foco.
Segundo Rudinei Marques, existem vários pontos da proposta do governo que apontam para o aumento da corrupção. "A PEC institucionaliza a rachadinha no serviço público. Nós que temos o compromisso com o Estado não podemos aceitar isso”, disse.
O presidente do Fonacate ainda defendeu a estabilidade para todos os servidores. "Todos queremos melhorar o serviço público. Mas essa PEC não entrega nada do que ela promete. Ao contrário, a PEC veio para entregar grandes fatias do serviço público para a iniciativa privada", argumentou.
Já o presidente da Comissão Especial acredita que a estabilidade não deve ser garantida para todas as carreiras. Todavia, de acordo com o deputado, o texto precisa ser revisto. “Tendo exemplos e diálogos, você consegue chegar a um texto que traga o mais importante: um serviço público de qualidade para o cidadão", afirmou.
Também estiveram presentes o ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, e o servidor do Ministério do Meio Ambiente Marcelo Grossi.
Assista aqui ao evento na íntegra.