Iniciativas de conscientização em relação ao câncer de próstata marcam o mês de novembro. A doença é a segunda mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No Brasil, entre 2020 e 2022, cerca de 65.840 homens, ao ano, serão atingidos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Considerado um câncer da terceira idade, 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade. Alguns fatores de risco são: idade, pai ou irmão diagnosticado com a doença antes dos 60 anos, maus hábitos alimentares, excesso de gordura corporal, exposição a produtos cancerígenos como arsênio.
Uma importante medida de prevenção e redução de riscos é a realização periódica de exames, de acordo com a indicação de especialista. O acompanhamento anual é aconselhado para o público masculino em geral a partir dos 55 anos de idade e, para quem tem histórico familiar, a partir dos 45. A detecção precoce é a melhor forma para que o tratamento seja bem sucedido.
Fique atento a alguns sinais, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes ou sangue na urina.
Para saber mais, acesse aqui o site do Inca e compartilhe. A ANPPREV apoia as iniciativas do novembro azul. A disseminação de informação de qualidade é uma importante aliada na luta contra o câncer de próstata.