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ONU destaca importância de inovações digitais em serviços públicos

  23/06/2021



ONU News

Este ano, o Dia do Serviço Público das Nações Unidas tem como tema “Inovando para uma nova era: Aproveitando o papel da tecnologia para o futuro serviço público”.  

Sobre a data, marcada este 23 de junho, o secretário-geral da ONU disse que “homenageia as centenas de milhões de servidores públicos em todo o mundo que se dedicam a garantir o bem-estar de nossas comunidades.” 

Importância

António Guterres afirmou que, enquanto o mundo continua a enfrentar a crise causada pela pandemia Covid-19, o “seu trabalho é mais importante do que nunca.” 

O chefe da ONU lembrou que, no último ano e meio, do teletrabalho ao ensino online e à telemedicina, “os funcionários públicos mobilizaram tecnologias digitais para garantir a continuação dos serviços públicos em todos os setores, apesar das circunstâncias desafiadoras e ameaçadoras da pandemia.” 

Embora muitos governos tenham conseguido colocar mais e mais serviços públicos online, outros enfrentaram dificuldades. Para ele, globalmente, “a divisão digital persiste.” 

Guterres conta que “não apenas muitas pessoas não têm acesso a uma internet banda larga confiável, mas muitas outras enfrentam barreiras para acessar a tecnologia digital ou não têm as habilidades necessárias para acessar e navegar pelos serviços públicos online de forma eficaz.” 

Evolução

Para o secretário-geral, à medida que a prestação de serviços públicos se torna cada vez mais digital, é preciso garantir que os funcionários públicos tenham as capacidades necessárias. 

Guterres disse que também é preciso garantir que todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência e outros grupos que enfrentam a exclusão, tenham acesso aos serviços online. 

Segundo ele, o mundo apenas alcançará totalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quando ninguém estiver sem acesso à internet. 

Revolução digital

Segundo a ONU, a última década trouxe uma revolução digital que mudou a forma como as pessoas vivem, trabalham e governam. 

As inovações baseadas em tecnologia e dados aumentaram o ritmo da vida diária, abriram informações e elevaram as vozes da sociedade civil e mudaram a forma como se revolvem problemas, projetam políticas e prestam serviços. 

Ao mesmo tempo, os governos encontram-se sob pressões de recursos e crescentes demandas públicas, tendo que fazer muito mais, com menos. 

A pandemia de Covid-19 foi “um multiplicador de força para essas tendências, introduzindo trabalho remoto no governo, entrega de serviço digital, equipes de serviço virtual e até mesmo novos portfólios”. 

A próxima era verá mudanças fundamentais na forma como os funcionários públicos são contratados, treinados e retidos. Mais tecnologia será usada para tomar melhores decisões, monitorar o desempenho e fornecer serviços.  

A ONU diz que “o futuro serviço público precisa ser mais ágil, experiente em tecnologia, orientado por dados e centrado no ser humano.” 

Para comemorar o Dia do Serviço Público, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Desa, em parceria com o Governo dos Emirados Árabes Unidos, realiza um evento virtual sobre o tema esta quarta-feira. 





    

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