Marc Fazer login
Notícia
LEGISLATIVO

Painel do Poder: cresce apoio à reforma tributária; administrativa perde tração

  22/07/2021



Congresso em Foco

A estratégia do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fatiar a reforma tributária agradou os parlamentares. É o que mostra o levantamento do Congresso em Foco Análise feito em julho para o Painel do Poder, que ouve 70 deputados e senadores entre os mais influentes do Congresso Nacional. Assim, a pesquisa mede perfeitamente os humores e tendências do Parlamento brasileiro.

O aumento na concordância – provocado pela desistência de uma reforma ampla e pela introdução, no cenário, da proposta de taxação de lucros e dividendos – teve como contrapartida uma redução na percepção de chances de aprovação das mudanças no regime tributária.

Com a possibilidade de dar notas de 1 a 5 sobre se concordam com as propostas, a média ficou elevada (3,99), com 63,89% assinalando notas 4 e 5 para apenas 11,11% com notas 1 e 2. Em dezembro de 2020, as notas 4 e 5 reuniam apenas 20% dos parlamentares.

Com relação à reforma administrativa, o fato de Lira a anunciar como prioridade não parece ter sido suficiente. A perspectiva evolutiva revela que a pauta perdeu um pouco de tração. Quanto à concordância, as notas 1 e 2 subiram de 38,03% para 43,06% e as notas 4 e 5 caíram de 38,03% para 37,50%.

A instalação da Comissão Especial fez com que os parlamentares se informassem mais sobre o assunto. A pressão de grupos de interesse também aumentou. No entanto, manteve percepção razoável quanto a suas chances de aprovação. As notas 4 e 5 aumentaram de 32,4% em abril de 2021 para 36,11% agora.

Realizada trimestralmente pelo Congresso em Foco Análise, o Painel do Poder é um importante termômetro para medir os humores e tendências do Congresso Nacional. Os deputados e senadores que respondem ao levantamento estão entre as lideranças mais influentes do Parlamento. Portanto, suas avaliações refletem o sentimento do Congresso como um todo.

Diversas questões relacionadas à pauta em discussão são abordadas na pesquisa. E a avaliação das autoridades é somente uma delas. Mesmo com relação a esse ponto, há bem mais detalhes e aprofundamentos no levantamento. Portanto, para conhecer tudo o que a pesquisa revela, é importante conhecê-la completamente. O que é possível.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto