Marc Fazer login
Notícia
AGU

PGF continuará em trajetória ascendente, diz José Levi ao dar posse a novo Procurador-Geral Federal


Cerimônia restrita ocorreu nesta quinta-feira (28) no gabinete do AGU e foi transmitida pela internet
  29/01/2021



Gov.br

O Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral, empossou nesta quinta-feira (28) o novo Procurador-Geral Federal, Ávio Kalatzis de Britto, desejando sucesso no novo desafio e agradecendo ao antecessor, Leonardo Silva Lima Fernandes, pelo trabalho desempenhado.

Em cerimônia restrita ocorrida no gabinete do AGU e transmitida pela internet para os membros da instituição, José Levi demonstrou satisfação com a transição ocorrida de forma natural, uma vez que Ávio Kalatzis de Britto ocupava o cargo de Subprocurador-Geral Federal até o dia de hoje.

O Advogado-Geral lembrou o período em que ampliou o convívio com Leonardo Fernandes, classificado por ele de “colega extraordinário”. “Eu digo de público que fico triste com a saída do dr. Leonardo. Ao mesmo tempo eu fico muito feliz de ver um colega valoroso, mais novo, cheio de gás, disposto. Mais do que disposto, entusiasmado para dar sequência a uma gestão exitosa que mantém a Procuradoria-Geral Federal numa trajetória ascendente”, elogiou.

Segundo José Levi, a PGF é uma estrutura estratégica e muito valorosa, que esteve em ótimas mãos na gestão que se encerra agora. Dirigindo-se a Ávio Kalatzis, o Advogado Geral disse que ele sempre foi benquisto e admirado por todos. “A sua assunção renova-me a mesma tranquilidade que sentia com o dr. Leonardo. E conte sempre com o Advogado-Geral, a equipe da Advocacia-Geral da União, para levar a efeito as suas atribuições. Seja bem-vindo”, disse.

O novo Procurador-Geral Federal iniciou a sua fala no evento dizendo que hoje é o dia mais importante de sua vida profissional. Ele agradeceu a confiança depositada pelo AGU para assumir o desafio e se comprometeu em manter, com solidez, todo o planejamento iniciado nos anos anteriores.

“Eu já pego o barco andando, porque fiz parte dessa gestão, que tem diversas atuações. A gente trabalha, por exemplo, nos leilões que beneficiam toda cadeia de infraestrutura brasileira. Nós trabalhamos voltados para atender os colegas na ponta, na política pública do INSS, previdenciária, e diversos outros temas”, disse.

Realizações

Presente em 164 autarquias e fundações públicas federais, a PGF é o órgão da Advocacia-Geral da União responsável pela representação e defesa das políticas públicas desenvolvidas pelas entidades da Administração Pública Indireta. Após entregar o cargo para o novo PGF, Leonardo Fernandes registrou alguns feitos de sua gestão.

“Com a realidade do processo eletrônico e do Sapiens [Sistema de Inteligência Jurídica da AGU], nós percebemos já há algum tempo que poderíamos fazer o trabalho sem a limitação territorial. Ou seja, a PGF começou lá em 2015, 2016, a criar equipes desterritorializadas, e no momento em que eu assumi, me deparei com algumas equipes instaladas, e nós investimos pesadamente na criação de novas equipes e na expansão”, lembra.

Outro ponto destacado foi a prioridade dada às iniciativas de tecnologia da informação, recrutando especialistas na área com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição. “Eu saio muito tranquilo, realizado e com a sensação de que fiz o melhor que eu podia oferecer para a nossa instituição e regozijado pelo fato de que essa casa continuará em boas mãos”, afirmou Leonardo Fernandes na cerimônia.

Leonardo Silva Lima Fernandes é Procurador Federal desde 2003 e ocupava o cargo máximo da PGF desde maio de 2018. Antes, ele foi coordenador-geral de matéria administrativa da Procuradoria Federal junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Também foi responsável, por seis anos, pela uniformização de teses jurídicas na mesma disciplina como coordenador-geral da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS).

Quem é o novo PGF

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Ávio Kalatzis de Britto faz parte dos quadros da AGU desde 2010, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de Procurador Federal. Na instituição, ele teve lotação na Procuradoria Seccional Federal em Dourados (MS) e na Procuradoria Seccional Federal em Botucatu (SP).

Na capital federal, atuou na Procuradoria Federal Especializada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde ocupou o cargo de Coordenador Nacional de Desapropriações. Ávio Brito também foi Procurador-Chefe do Serviço de Gerenciamento Estratégico, Procurador-Chefe da Divisão de Ações Prioritárias e Procurador-Chefe da Procuradoria Federal no estado de Sergipe.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto