Extra
O SouGov.br — site e aplicativo — atingiu a marca de 800 mil usuários cadastrados, segundo o Ministério da Economia, com a crescente adesão de servidores públicos, aposentados e pensionistas da União à ferramenta digital criada em maio de 2021. A plataforma já oferece mais de 40 serviços relacionados à vida funcional, entre eles envio do atestado de saúde, consulta ao contracheque e requisição de licenças.
De acordo com a pasta, 77% dos usuários cadastrados (529 mil) são servidores ativos. Vale ressaltar que a administração pública federal conta com cerca de 1,3 milhão de vínculos, seja de funcionários ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.
O SouGov.br permite consultar contracheque e férias, encaminhar atestado de saúde, fazer cadastro ou alteração de dados bancários e incluir informações e gerenciar o banco de talentos. A plataforma permite até dar entrada em licenças para gestante, adotante e paternidade, requerer auxílio-transporte e, no caso de quem tem empréstimo consignado, verificar o extrato de consignações (autorizações de descontos em folha).
Por meio da ferramenta, também é possível fazer a prova de vida digital, obrigatória para inativos e titulares de pensões.
Até 2023, previsão é incorporar outras funcionalidades
Atualmente, a ferramenta permite também ao servidor obter certificado digital, além de requerer auxílio-funeral, auxílio-alimentação e refeição e até averbação do tempo de contribuição. Até fevereiro de 2023, o SouGov.br deve completar pelo menos 70 serviços oferecidos aos usuários concentrados em um só canal. Ainda no ano que vem, novas funcionalidades serão incorporadas à plataforma, diz a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, vinculada ao Ministério da Economia.
Entre as novidades, estarão possibilidade de programação de férias, agendamento de perícia médica em caso de necessidade de afastamento do funcionário e solicitação de aposentadoria, além de requerimento de licença-capacitação.
Área destinada apenas às lideranças
Em outubro deste ano, os chefes e seus substitutos nos órgãos e nas entidades da administração pública federal passaram a contar com um serviço exclusivo para gerenciar suas equipes: o chamado SouGov.br Líder. Com isso, eles começaram a controlar férias e afastamentos de seus subordinados por meio da ferramenta e obter outros dados que auxiliam na organização da rotina e na tomada de decisões nas áreas.