Marc Fazer login
Notícia
CONGRESSO NACIONAL

Presidentes eleitos sinalizam apoio à agenda econômica do governo


Deputado Arthur Lira (PP/AL) e senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) tiveram apoio do Planalto em disputas eleitorais no Parlamento
  03/02/2021



Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, foram escolhidos os nomes que comandarão as Casas do Congresso Nacional nos dois próximos exercícios. Na Câmara, o deputado Arthur Lira (PP/AL) foi o eleito e no Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) venceu a disputa, ambos com apoio do Palácio do Planalto. A decisão deve proporcionar uma relação menos tensa entre o Executivo e o Legislativo, o que, consequentemente, se refletirá no andamento de matérias de interesse do governo, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019 - PEC Emergencial - e a PEC 32/2020 - Reforma Administrativa.

Um dos principais pontos da PEC Emergencial é a redução em 25% dos salários de servidores públicos, com proporcional redução de jornada. No atual cenário econômico e sanitário, a equipe econômica vem reforçando a narrativa de que seria necessário aprovar tal medida para que se abra espaço no Orçamento.

O agora presidente da Câmara já afirmou que projetos de cunho fiscal devem ser priorizados e, apenas a partir de sua aprovação, será possível dar continuidade a pleitos como a continuidade do auxílio emergencial. Em entrevista à CNN Brasil logo após a votação que assegurou sua vitória, Arthur Lira disse querer primeiro conversar com Rodrigo Pacheco para, juntos, definirem uma espécie de “pauta emergencial”.

No Senado, Pacheco, apesar de declarar que a ideia não é “demonizar” os servidores públicos, defendeu as duas propostas. “Muitas decisões importantes se avizinham. A votação de reformas que dividem opiniões, como a administrativa, deverá ser enfrentada com urgência”, disse o presidente da Casa, observando que, no entanto, não deve haver “atropelo”.

Diante das ameaças em curso, as representações do funcionalismo já se movimentam, com vistas aos embates no Parlamento. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual a ANPPREV participa, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), está finalizando a produção de um substitutivo ao texto da PEC 32/2020, a ser apesentado na Câmara. No Senado, as entidades representativas dos servidores seguem no aguardo do parecer da PEC Emergencial e trabalharão para impedir os prejuízos decorrentes da matéria.

 





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto