As perspectivas do ano legislativo de 2022 são temas da nova edição do boletim Olhar Político, produzido pela Queiroz Assessoria, que presta serviços à ANPPREV. A publicação elenca as prioridades do Parlamento e do Poder Executivo, destaca o panorama dos trabalhos nas Comissões e a renovação das lideranças, dentre outros temas.
Segundo o estudo, devido ao ano eleitoral, o primeiro semestre no Congresso será focado principalmente em pautas de naturezas econômica e fiscal, enquanto o segundo semestre será marcado pelo enfoque dos parlamentares em suas bases eleitorais.
O governo federal divulgou recentemente a agenda prioritária para o ano, com 39 proposições. O destaque para os servidores públicos foi, na verdade, uma ausência. Graças ao trabalho unificado em 2021, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 - reforma administrativa - foi deixada de lado pelo Executivo na pauta de assuntos mais relevantes em 2022.
"Ao elencar uma grande quantidade de projetos, sem hierarquizar suas prioridades, bem como misturando agenda econômica com temas de costumes, o governo poderá encontrar dificuldades adicionais para aprovar sua agenda", destaca trecho do boletim.
Clique aqui para ler o documento na íntegra.