Marc Fazer login
Notícia
LEGISLATIVO

Senado Federal regulamenta funcionamento de reuniões e sessões remotas ou semipresenciais


Sistema de Deliberação Remota permitirá o acesso simultâneo de até 300 conexões
  19/07/2021



Foi publicada nesta sexta-feira, 16 de julho, por meio do Ato da Comissão Diretora de n.º 8/2021 do Senado Federal, a regulamentação do funcionamento das sessões e reuniões remotas e semipresenciais da Casa e da utilização do Sistema de Deliberação Remota (SDR). A medida, tomada devido aos riscos do trabalho presencial em meio à pandemia causada pelo coronavírus, será colocada em prática após o fim do recesso parlamentar no dia 2 de agosto.   

O ato dispõe de requisitos operacionais e regras a serem aplicadas pelos parlamentares em comissões e reuniões. Para que elas sejam realizadas por meio do SDR, serão convocadas para dia e horário previamente comunicados, com antecedência de 48 horas, no mínimo. Entre algumas regras, compete ao senador providenciar equipamento com acesso à internet e com câmera habilitada, instalar o aplicativo Senado Digital e enquadrar o rosto da forma correta no dispositivo para validar o voto.

Segundo o normativo, as apresentações de emendas na comissão deverão ser realizadas até às 15h do dia anterior e de relatório em até 2h antes do início da sessão prevista para apreciação. Já os requerimentos de destaque poderão ser apresentados até o horário previsto para o início da sessão ou até 2 horas após a apresentação do parecer. Se a matéria for retirada de pauta, os prazos serão reabertos.

O normativo observa, ainda, dentre outras disposições, que a divulgação da senha a terceiros "implicará procedimento incompatível ao decoro parlamentar".

Saiba mais sobre as novas diretrizes aqui.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto