A vida e a morte de Itamar Franco foram amplamente divulgadas pela mídia neste fim de semana. O reconhecimento pela sua grandeza política, honestidade, firmeza de caráter, constou de inúmeras reportagens. Vai, certamente, deixar um hiato no sentimento da sociedade, que o considera um exemplo de dignidade.
Para a ANPPREV, por outro lado, a figura de Itamar foi de relevante importância. No início dos passos da Associação, quando a categoria se via vilipendiada em seu salário, foi através de Itamar Franco e de seu Ministro da Justiça, nosso colega Maurício Correa, que a ANPPREV conseguiu abrir os caminhos que nos levaram à percepção da GEFA, que alçou nossos rendimentos a patamares condignos com a importância que a carreira de Procurador Federal da Previdência merecia. Durante muitos anos somente nossos associados e PFN’s recebiam tal gratificação, que dobrava nossos rendimentos. Não fosse a ajuda política do então Ministro da Justiça e o relevante apoio dado por Itamar Franco, talvez nossa luta fosse em vão.
Itamar deve ser admirado por diversos motivos, como alguém que nunca colocou interesses privados acima dos públicos, como alguém que defendia seus pontos de vista até a exaustão, sempre com dignidade e firmeza. Para nós, da ANPPREV, soma-se também o reconhecimento pelo que representou para a dignidade de nossa categoria.
Que Deus o abençoe.