Marc Fazer login
Notícia
OUTUBRO ROSA

Informação pode salvar vidas

  03/10/2022



Conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. Estes são os principais objetivos do Outubro Rosa. Criada no início da década de 1990, a campanha busca disseminar informações sobre o câncer de mama, com vistas à redução do número de incidência e de vítimas fatais da doença.

No Brasil, este tipo de câncer é o segundo com mais casos entre as mulheres, só ultrapassado pelos tumores de pele não melanoma. Para 2022, são estimados cerca de 66.280 novos casos, com propensão maior em mulheres acima dos 50 anos. A doença também atinge homens (cerca de 1% dos casos).

Prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não existe uma única causa para o surgimento do câncer de mama. Dentre os fatores que podem ser considerados como desencadeadores, estão: envelhecimento, histórico familiar, consumo excessivo de álcool, excesso de peso, pouca atividade física e exposição à radiação ionizante.

De acordo com estudo realizado pela Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, aproximadamente 13% dos casos em 2020 poderiam ter sido evitados com a redução dos fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como a má alimentação e inatividade física.

Fique alerta

Para um diagnóstico precoce, é indicada a realização periódica de exames. Para mulheres acima de 50 anos, sem sinais ou sintomas, a mamografia de rastreamento é aconselhada uma vez a cada dois anos. Porém, fique alerta aos sinais como o surgimento de caroços (geralmente endurecidos, fixos e indolores, que também podem aparecer no pescoço ou nas axilas), pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido.

O Inca produziu uma cartilha, com informações de utilidade pública. Confira aqui, compartilhe e ajude a salvar vidas. 

A ANPPREV apoia as iniciativas do Outubro Rosa. 





    

© ANPPREV 2022 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto