“Nada do que nós já conseguimos, mesmo no campo institucional, teria sido possível sem a força das associações”, afirmou Maria Santíssima Marques, ao ressaltar a importância histórica das entidades representativas dos advogados públicos para a Procuradoria-Geral Federal, bem como para a própria Advocacia-Geral da União. A presidente da ANPPREV participou, ao lado de outras lideranças, de painel na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, que integrou as atividades em alusão ao aniversário da PGF.
Durante seu pronunciamento, Maria Santíssima, recordou os antecedentes históricos, os esforços pelo estabelecimento da Procuradoria-Geral Federal e as grandes conquistas ao longo destas duas décadas de vida. Da mesma forma, cumprimentou aqueles que estiveram à frente e “tanto fizeram, tanto trabalharam, tanto contribuíram, numa missão honrosa e eficiente, para a edificação e avanço desta instituição, que se destaca a cada dia”.
Para a presidente da ANPPREV, a Reunião Técnica, iniciada na última terça-feira, 28, que marcou as comemorações pelo aniversário da PGF, rememorando feitos importantes e debatendo as perspectivas futuras, representa “página da mais alta relevância na história da Procuradoria-Geral Federal”.
Em relação ao porvir, Maria Santíssima reafirmou o compromisso de manter a atuação conjunta, com as instituições do Estado e com as entidades coirmãs, e “diálogos sempre francos, amistosos e propositivos” em prol do contínuo aprimoramento da Advocacia Pública Federal. “Seguimos firmes no propósito de trabalhar de mãos dadas”, encerrou.
O presidente da ANAFE, Lademir Rocha, observou que, a despeito de eventuais divergências em temas pontuais, “é preciso levar em consideração os laços de longo prazo” e completou: “Esse diálogo entre estruturas e entidades autônomas tem que se pautar pelo respeito, mesmo nos momentos mais desafiadores”.
O Advogado-Geral da União Substituto, Adler Anaximandro Alves, destacou que as representações dos advogados públicos federais são um “importante instrumento de interlocução e promoção da democracia”, reafirmou o respeito pelas associações e assegurou que “as portas para o diálogo estão sempre abertas”. Na mesma linha, o Procurador-Geral Federal, Miguel Cabrera Kauam, se colocou à disposição para “servir como uma ponte” entre as entidades e a AGU e outros órgãos.
O diretor de Aposentados, Pensionistas e Serviço Social suplente da ANPPREV, Renato Paulino de Carvalho Filho, representando a APAFERJ, e a presidente da ANAPA, Vera Lúcia Abreu, também compuseram a mesa e, em seus discursos, pontuaram o papel decisivo das diferentes gerações de advogados públicos para a construção do atual prestígio da Advocacia Pública Federal.
Após o painel, a palestra “Gestão do amanhã: pessoas, cultura, mudanças e resultados”, ministrada pelo presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, encerrou a programação da Reunião Técnica em alusão ao aniversário de 20 anos da PGF.