Marc Fazer login
Notícia
AGENDA

ANPPREV e demais afiliadas ao Fonacate debatem pauta conjunta para o próximo período


Entidades se reuniram em assembleia geral nesta terça-feira, em Brasília
  11/05/2023



A articulação em defesa do serviço público continua. Nesta terça-feira, 9 de maio, a presidente da ANPPREV, Maria Santíssima Marques, participou de assembleia geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) que debateu as pautas conjuntas a serem levadas pelo funcionalismo à Mesa Nacional de Negociação Permanente com o governo no próximo período. 

Conforme anunciado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck - no último dia 28 de abril, durante o evento de sanção ao reajuste de 9% da classe -, o MGI está ajustando os detalhes para a retomada da mesa. A expectativa é de que a agenda de diálogos seja reiniciada ainda neste primeiro semestre.

Dentre os pontos elencados pelas lideranças do Fonacate, devem constar na pauta geral das afiliadas demandas referentes à regulamentação da negociação coletiva e da data-base para as carreiras, bem como alternativas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. “O governo está elaborando projetos para substituir a PEC. Vamos reiterar pedidos ao MGI para nos incluir no debate”, afirmou o presidente do Fórum, Rudinei Marques, ao destacar a importância da participação das entidades nos diálogos no âmbito do Executivo. 

A atuação no Parlamento em matérias como o Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/2021, que cria a entidade gestora única do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, e os impactos das Emendas Constitucionais 113 e 114, que estabeleceram um novo regime de pagamentos de precatórios, também estiveram em discussão na assembleia geral da terça-feira.  Sobre este último ponto, as entidades promoverão mobilizações com vistas a alertar sobre a importância do pagamento das dívidas por parte do Estado. “Tem gente esperando há mais de 30 anos e não pode sofrer um calote”, concluiu Rudinei Marques.





    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto