Em nota pública divulgada nesta terça-feira, 13 de junho, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), integrado pela ANPPREV, manifesta preocupação com “recentes notícias veiculadas na mídia de que a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo estaria sendo alvo de disputas e barganha em troca de apoio político”.
Segundo reportagens veiculadas na grande mídia nos últimos dias, existe uma cobrança ao governo, vinda de partidos do chamado “centrão”, por cargos na Funpresp. Neste sentido, o Fonacate ressalta que, desde o início, vem acompanhando a governança e apoiando “iniciativas de fortalecimento dessa Fundação”, e adverte: “Ressalta-se, sobretudo, que dezenas de milhares de servidores das carreiras de Estado migraram para a previdência complementar e aderiram à Fundação nos últimos anos, justamente por apostarem na integridade e no profissionalismo dos gestores que a dirigem”.
A ANPPREV, preocupada com as possíveis repercussões negativas da troca de postos dentro da Funpresp por apoio político ao governo no Congresso Nacional, foi a entidade responsável por levar o assunto à discussão das lideranças no âmbito do Fonacate. Vale ressaltar que, hoje, a Fundação administra um patrimônio de, aproximadamente, R$ 7 bilhões, correspondente a planos de previdência complementar de milhares de servidores públicos federais.
Confira aqui a nota pública na íntegra.