A Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev) foi homenageada pela Câmara dos Deputados, em Sessão Solene, realizada nesta quarta-feira (30), no plenário Ulysses Guimarães. Presidida pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública e autor do requerimento para a realização do evento, a cerimônia contou com a presença de autoridades e associados da Anpprev.
A mesa foi composta pela presidente da Anpprev, Maria Santíssima Marques, pela presidente de honra da entidade, Meire Lúcia Mota Coelho, pelos ex-presidentes Antonio Rodrigues e Carlos Mota, que também é ex-deputado-federal, pelo Subprocurador-Geral Federal, Igor Lins da Rocha Lourenço, e pelo consultor jurídico do Ministério da Previdência Social, Felipe Cavalcante, representando o ministro Carlos Lupi.
A solenidade teve início com a exibição do vídeo institucional da Anpprev, elaborado especialmente para a comemoração de aniversário da entidade e que reúne depoimentos de dirigentes, ex-dirigentes e membros fundadores da Associação, além de integrantes da equipe administrativa da Anpprev. Na sequência, Lafayette de Andrada fez a leitura da mensagem do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), que destacou as atribuições relevantes dos advogados públicos para o funcionamento do aparelho estatal - seja na cobrança de tributos, na elaboração de diplomas normativos ou na representação judicial da União.
Em seu discurso, a presidente Maria Santíssima Marques, fez um resgate da história de lutas, vitórias e de dedicação inabalável ao fortalecimento e valorização da Advocacia Pública Federal. Ela também frisou a importância dos associados para a consolidação da Anpprev como uma entidade forte e atuante. “Cada obstáculo, cada projeto, cada conquista, foi moldada pela colaboração e pelo comprometimento de todos aqueles que proporcionaram a construção desta jornada marcante. Nossa associação não é apenas uma entidade, ela é uma família unida por um propósito comum.”
O consultor jurídico do Ministério da Previdência Social enfatizou a importância da Anpprev, que foi fundada em 1992 por Procuradores da Previdência Social, profissionais essenciais para o funcionamento do sistema previdenciário brasileiro, que atende hoje mais de 38 milhões de pessoas com benefícios diretos e mais de 52 milhões em relacionamento com a Previdência. “Os Procuradores Federais, enquanto advogados públicos, participam de todas as etapas desse sistema, desde a formulação da política até a sua execução na ponta”, enfatizou.
O Subprocurador-Geral Federal, Igor Lins da Rocha Lourenço, subiu à tribuna para parabenizar a Anpprev pela luta em busca dos direitos dos advogados públicos e procuradores federais ao longo dos 31 anos de atuação. Em seus discursos, os ex-presidentes Antonio Rodrigues e Carlos Mota destacaram a atuação da Associação em defesa da do fortalecimento e valorização da Advocacia Pública Federal.
Encerrando a sessão, o deputado Lafayette de Andrada ressaltou a importância da atuação combativa da associação para as conquistas das carreiras dos procuradores federais. “Saiba que, na minha pessoa, a Anpprev terá sempre um parceiro e um companheiro aqui no parlamento a defender a Advocacia Pública”, enfatizou o deputado, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública.
A solenidade foi acompanhada pelos presidentes das entidades coirmãs que compõem o Fórvm Nacional da Advocacia Pública Federal - Anajur, Anauni, Anpprev e Sinprofaz, de associações representativas parceiras como a Anfip, além de associados e associadas de todos o país.
Confira a íntegra: