“O caminho inverso: Ato pela Democracia”. Este foi o título dado à atividade realizada por servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na tarde desta quarta-feira, 8 de fevereiro, um mês após os ataques às sedes do três Poderes da República. A presidente, Maria Santíssima Marques, e o diretor de Finanças e Patrimônio da ANPPREV, Aluizo de Lucena, participaram da atividade, que começou no Salão Negro do Congresso Nacional.
O evento, coordenado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), contou com a participação de parlamentares, lideranças de entidades parceiras e representantes de organismos internacionais, dentre eles o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro Lemes, que enviou mensagem por meio de vídeo.
Os discursos das autoridades convergiram no sentido da importância de se manter a vigilância ao bom funcionamento das instituições do Estado e da percepção de que a democracia no Brasil segue pujante. Após a solenidade no Salão Negro, os participantes, em mais um ato simbólico, desceram a rampa do Congresso Nacional, por onde os vândalos adentraram as instalações da sede do Legislativo federal em 8 de janeiro.
Vale lembrar que à época dos atentados, a ANPPREV endossou nota de repúdio juntamente às demais entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Relembre aqui.
Assista aqui ao vídeo produzido pelo Fórum sobre o evento.
*Crédito foto: Lula Marques/Agência Brasil