Marc Fazer login
Notícia
EVENTO

ANPPREV marca presença em solenidade pelo centenário da Previdência Social


Presidente Maria Santíssima Marques acompanhou atividade, realizada no plenário do Senado Federal na manhã desta segunda-feira, 24 de abril
  24/04/2023



A presidente da ANPPREV, Maria Santíssima Marques, participou na manhã desta segunda-feira, 24 de abril, de solenidade em alusão ao centenário da Previdência Social no Brasil, realizada no plenário do Senado Federal. O evento celebrou a publicação da Lei Eloy Chaves (Decreto nº 4.682/1923), considerada o embrião do nosso sistema de Seguridade Social.

A atividade foi conduzida pelo senador Paulo Paim (PT/RS). Também participaram da mesa da solenidade, dentre outras autoridades, o secretário de Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), Adroaldo Portal, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco Fonseca, e a vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisele Lemos Kravchychyn.

Abrindo os trabalhos, o senador Paulo Paim falou sobre a luta histórica enfrentada pelas diferentes gerações de brasileiros em prol de seus direitos. “Não faltaram tentativas e estratégias para não reconhecer os direitos dos trabalhadores. Foram necessários muitos anos para que o direito à previdência - o direito básico ao descanso na velhice, após uma vida inteira de trabalho - se estabelecesse de forma ampla, no nosso país”.  

Na oportunidade, Paim também criticou os recentes ataques desferidos contra a Previdência Social. “A data é, sem dúvida, motivo de celebração. É, contudo, também uma oportunidade para nos manifestarmos contra os retrocessos que assistimos. A última reforma previdenciária, por exemplo, trouxe prejuízos inaceitáveis para boa parte da população”, concluiu.

Na mesma linha, o presidente do INSS relatou a realidade de déficit de servidores no órgão. “Vimos a perda de quase 50% do nosso número de servidores ativos em dez anos, sem que houvesse reposição. Hoje somos em torno de 18 mil servidores, 18 mil heróis, que sustentam de pé e em funcionamento a máquina que gira quase 38 milhões de benefícios ativos e que recebe, por mês, mais de 1 milhão de requerimentos administrativos para serem analisados”, relatou.

O secretário de Regime Geral de Previdência Social do MPS afirmou que a redução das filas, assim como o encurtamento dos prazos para a concessão de benefícios do INSS é uma prioridade da atual gestão. “O compromisso do Ministério da Previdência, do ministro Carlos Lupi, é de que nos próximos meses a gente consiga entregar resultados e que o que hoje é um drama para a sociedade seja, em pouco tempo, um mecanismo que garanta o reconhecimento de direitos no tempo ideal. Esse é hoje o nosso principal desafio e a nossa grande meta”.

A presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, por sua vez, salientou a necessidade de preservação do papel social da Previdência, com vistas às futuras gerações. “É importante que todos entendam a Previdência como uma das mais importantes ferramentas públicas para a viabilização das garantias fundamentais previstas na nossa Constituição, como o fortalecimento da cidadania, da dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho”, pontuou.

Assista aqui ao evento na íntegra.





11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
Senador Alan Rick recebe homenagem e discute pleitos de interesse dos advogados públicos federais
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
AGU anuncia acréscimo de nomeações para os cargos de procurador federal e procurador da Fazenda Nacional
11/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV debate com relator do PL 15/2024 competência da AGU para realizar a transação tributária
11/04/2024   Notícia
CONVITE   
ANPPREV convida para Seminário da OAB “Advocacia Pública - O Papel do Advogado Público na Consolidação dos Direitos”
11/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado, saiba como obter sua carteira funcional
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de posse dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública
10/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV sedia Assembleia Geral do Fonacate
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV participa de reunião da Frente Servir Brasil com parlamentares
09/04/2024   Notícia
NOTÍCIA   
ANPPREV apoia e participa de abertura do Curso para Secretarias do Conselho de Recursos da Previdência Social
05/04/2024   Notícia
COMUNICADO   
Associado(a), saiba como adquirir sua carteira funcional
04/04/2024   Notícia
CAMPANHA   
Com o apoio da ANPPREV, Campanha Mulheres em Foco da AGU abordará o enfrentamento às violências contra mulheres nesta sexta
04/04/2024   Notícia
NOTA PÚBLICA   
Nota pública das entidades representativas da Advocacia Pública Nacional pela necessidade de inscrição dos advogados públicos na OAB
    

© ANPPREV 2024 - Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais

Endereço:  SAUS 06 Bloco K - Ed. Belvedere - Grupo IV, Brasília/DF, CEP 700.70-915
Telefones: 61 3322-0170 | 0800 648 1038

Fazer login | Seja um(a) Associado(a)


Inatto